Renato Augusto e Neo Química Arena formam uma combinação imbatível em 2023: quando o Corinthians teve o camisa 8 em campo jogando em casa, não perdeu nenhuma vez na temporada.
Azar do Coritiba, adversário deste domingo, às 16h (de Brasília), quando o meio-campista volta a jogar após ter sido poupado da viagem à Argentina para o jogo contra o Newell"s Old Boys, pela Copa Sul-Americana.
O Corinthians está há um mês sem saber o que é perder, mas com Renato Augusto em campo a invencibilidade dobra de tamanho.
A última derrota com o meia foi a eliminação da Libertadores contra o Del Valle, no Equador, em 7 de junho, por 3 a 0. De lá para cá, o Corinthians teve 75% de aproveitamento nos oito jogos que Renato disputou, e 54% nos oito em que ele não jogou.
Nestes dois meses de invencibilidade, o Corinthians marcou oito gols nos 439 minutos em que Renato esteve em campo, sete com participação direta dele.
Renato Augusto festeja gol do Corinthians contra o São Paulo — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Com Renato Augusto, o Timão faz um gol a cada 55 minutos jogados, mas sem ele demora mais do que o dobro, 129 minutos, para marcar. Não foi à toa que Vanderlei Luxemburgo citou, logo que chegou, "a Renato Augusto-dependência".
Renato também é um facilitador e cria atalhos para o ataque do Corinthians. Nas partidas em que ele joga, o Timão é mais efetivo e precisa de menos passes para fazer um gol: a média é de 251 passes até conseguir um gol (contra 347 nos jogos sem o camisa 8).
Aos 35 anos, o meia tem sido poupado com frequência por Luxemburgo. Em junho ele sofreu uma lesão muscular após jogar cinco partidas, e o técnico na época admitiu que "forçou a barra". O Corinthians, desde então, não repetiu o erro.
A sequência, desde então, nunca mais passou de três jogos, o que explica a ausência da viagem à Argentina no meio de semana, quando o Timão eliminou o Newell"s Old Boys da Conmebol Sul-Americana. Como o próprio Luxemburgo admitiu:
– Eu falei para o Renato voltar para São Paulo, seria perigoso deixá-lo aqui, numa sequência de jogos, é um jogador experiente, é importante ele se preparar para os jogos, teremos decisões. Seria arriscado.
O controle de carga também é feito durante os jogos, e Renato Augusto não joga uma partida completa desde fevereiro, em um clássico contra o Palmeiras no Paulistão.
Na Neo Química Arena, palco do jogo contra o Coxa, o camisa 8 disputou 13 jogos nesta temporada e não perdeu nenhum. Foram 11 vitórias e dois empates. A última derrota dele em Itaquera foi ainda em novembro, no último jogo de 2022, contra o Atlético-MG. É como o próprio Renato Augusto costuma dizer: o estádio é "um lugar mágico" para ele. Neste domingo pode ser novamente.
1368 visitas - Fonte: Globo esporte