Classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana, o Corinthians agora volta as atenções para as competições nacionais. No domingo, encara o Coritiba, pelo Brasileirão, mas sem tirar o olho do clássico da próxima quarta, contra o São Paulo, valendo vaga na final da Copa do Brasil.
O Majestoso é o jogo mais importante do clube na temporada até aqui. Além da rivalidade envolvida e da chance de conquistar um título, a partida da semana que vem vale pelo menos R$ 30 milhões em premiação. Por isso, há mobilização interna para contar com força máxima.
Comissão técnica e o núcleo de Saúde e Performance trabalham para que Vanderlei Luxemburgo tenha à disposição - e em boas condições - Renato Augusto, Matías Rojas, Lucas Veríssimo e Gabriel Moscardo. Até Gustavo Mosquito, que não jogou ainda em 2023, tem chance de voltar a ser relacionado.
Abaixo, confira em detalhes a situação de cada um destes jogadores:
Renato Augusto deve voltar a ser titular do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
O meia atuou o primeiro tempo contra o Internacional, no último sábado, e nem sequer viajou com a delegação alvinegra para a Argentina, onde o Timão empatou em 0 a 0 com o Newell"s Old Boys.
Após a partida, Luxemburgo explicou a decisão de poupar Renato Augusto:
– Eu falei para o Renato voltar para São Paulo, seria perigoso deixá-lo aqui, numa sequência de jogos, é um jogador experiente, é importante se preparar para os jogos, teremos decisões. Apesar de hoje ser uma decisão, mas seria arriscado – explicou o técnico.
Autor de dois gols na primeira semifinal contra o São Paulo, Renato Augusto está com 35 anos e jogou 24 partidas nessa temporada.
Recuperado de cirurgia de apendicite, realizada há três semanas, o volante de 17 anos treina com bola , mas não esteve na delegação que viajou a Porto Alegre e Rosário.
A comissão técnica planeja dar minutos a ele na partida do Coritiba, para que ele já chegue em melhores condições para enfrentar o São Paulo:
– Estamos recebendo informações dos jogadores que estão lá, mas vamos ver o que fazer. É importante todos estarem à disposição para jogarem o jogo contra o Coritiba e depois contra o São Paulo – explicou Luxemburgo.
Gabriel Moscardo, volante do Corinthians, se recupera de cirurgia — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians
Duas semanas após chegar ao Corinthians, zagueiro pode finalmente ser relacionado.
Veríssimo vem de uma temporada na qual jogou pouco. Antes, no fim de 2021, passou por cirurgia no joelho, que o afastou dos campos por quase um ano. Última partida oficial dele foi em 7 de março, quando entrou nos minutos finais de um duelo da Liga dos Campeões, contra o Club Brugge, da Bélgica.
Lucas Veríssimo foi apresentado no Corinthians em 28 de julho — Foto: Yago Rudá
Como Luxemburgo está satisfeito com o desempenho da zaga alvinegra, não há pressa para usar o reforço.
O meio-campista teve um problema mais grave do que se imaginava. Sofreu um trauma no tornozelo esquerdo em 22 de julho, no empate com o Bahia, e desde então segue fora.
Diferentemente dos outros jogadores citados, ele ainda não trabalhou com bola com o grupo.
Matías Rojas no aquecimento antes de Corinthians x América-MG — Foto: Marcos Ribolli
Assim, segue como dúvida para enfrentar o Coritiba, domingo. Há esperança de o paraguaio ter condições de encarar o São Paulo. Até agora, Rojas disputou só dois jogos pelo Corinthians.
Sem jogar há oito meses, ele já foi liberado para os treinos normais com o grupo, trabalha sem limitações e agora precisa apenas pegar mais ritmo para ser relacionado por Vanderlei Luxemburgo.
Gustavo Mosquito está prestes a voltar a jogar pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
O atacante sofreu uma lesão ligamentar no joelho direito em outubro de 2022 e teve de passar por cirurgia.
Como não atua há muito tempo e enfrenta concorrência no setor, pode ter de esperar um pouco mais para ganhar minutos em campo. Ainda assim, tem chance de ser relacionado para domingo e quarta-feira.
1341 visitas - Fonte: Globo esporte