Torcedores do Newell"s Old Boys foram flagrados cometendo atos racistas na noite desta terça-feira, antes do jogo contra o Corinthians pela Conmebol Sul-Americana (veja no vídeo abaixo). A bola rola no Estádio Marcelo Bielsa às 21h30, pelas oitavas de final do torneio.
O vídeo mostra um homem mexendo os dois braços ao lado do corpo, repetindo gesto comum de imitação de um macaco. Pouco depois ele arremessa um objeto em direção a torcedores do Corinthians. O áudio também capta alguém repetindo a palavra "mono", termo em espanhol para "macaco".
Horas antes do jogo, o Newell"s Old Boys publicou nas redes sociais a campanha "Basta de Racismo". A mensagem é uma exigência da Conmebol, que puniu e multou o clube em 100 mil dólares (cerca de R$ 490 mil) por um caso de racismo semelhante, na fase de grupos desta mesma Sul-Americana. Na ocasião, em um jogo contra o Santos, um torcedor exibiu no celular a imagem de uma banana.
Torcedores do Newell"s gritam "macaco" e fazem gestos racistas antes de jogo contra o Corinthians — Foto: Reprodução
O Corinthians defende na Argentina o placar de 2 a 1 que construiu no jogo de ida, na terça-feira passada, na Neo Química Arena. Um empate basta para o Timão avançar, e qualquer vitória do Newell"s por um gol leva a decisão aos pênaltis.
Não é o primeiro caso de racismo envolvendo o Corinthians nesta Sul-Americana. Na fase anterior, o preparador físico do Universitario, do Peru, foi preso na Neo Química Arena após imitar um macaco em direção a torcedores corintianos. Sebastian Avellino Vargas passou nove dias detido até a prisão preventiva ser revogada para que ele responda o processo em liberdade. O caso aconteceu em 11 de julho, há menos de um mês.
1203 visitas - Fonte: Globo esporte