Róger Guedes é página virada no Corinthians. Vendido ao Al-Rayyan, do Catar, o artilheiro da equipe na temporada não faz mais parte do elenco comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que agora busca um substituto para o camisa 10.
Neste sábado, o Corinthians entra em campo pela primeira vez desde a saída do atacante. Às 18h30, enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, pela 18ª rodada do Brasileirão.
Em 2023, o atacante participou de 41 dos 45 jogos do Timão, sendo desfalque apenas contra Liverpool-URU, Universitario, Bahia e, na última terça, contra o Newell"s.
As escolhas de Luxemburgo nessas partidas indicam possíveis caminhos para o Corinthians sem Róger Guedes.
Em três dos quatro jogos o esquema adotado foi o 4-3-3 e em cada um deles houve um jogador diferente na ponta esquerda: os jovens Biro, Pedro e Wesley.
Diante do Bahia, porém, o técnico optou por uma forção com três zagueiros, com apenas Yuri Alberto no ataque e os meias Matías Rojas e Renato Augusto tendo menos obrigações defensivas.
Luxemburgo em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Pela característica dos jogadores, é improvável que Luxemburgo volte a montar o Corinthians no 4-4-2, formação que privilegiava a forma como Róger Guedes gostava de atuar (mais próximo da área e sem tanta exigência de marcação).
– Essas coisas são do futebol. Eu tenho que montar a equipe sem o Róger. Vamos falar de uma coisa que aconteceu comigo anos atrás: quando eu assumi o Santos, foram cinco ou seis jogadores que estavam vendidos e queriam ficar, eu falei: tem que ir embora. E nós fomos campeões brasileiros. Agora eu sou obrigado a pensar numa situação sem o Róger. Depois a gente vai falar disso aí. Tem tempo para pensar (risos) – disse o treinador, na última quarta-feira.
Apesar da reconhecida importância do camisa 10, o comandante alvinegro prometeu que a equipe seguirá forte independentemente da perda:
– Vamos estar competitivos com o Róger ou sem o Róger.
Além dos nomes já citados, o elenco alvinegro ainda conta com Adson, que já foi escalado pela esquerda, mas prefere atuar pela direita. Os outros atacantes do elenco, Romero e Gustavo Mosquito, também se dão melhor pelo lado oposto.
Mesmo com a janela de transferências fechada, o Corinthians pode ir ao mercado buscar um substituto para Róger Guedes, desde que seja um jogador livre, sem vínculo com algum clube.
Para o torcedor corintiano que está preocupado sobre como substituir Róger Guedes, há um dado animador: a equipe está invicta sem o atacante nesta temporada, com três vitórias e um empate.
1236 visitas - Fonte: Globo esporte