Treze clubes brasileiros voltam a campo entre terça (1º) e quinta-feira (3) para iniciar a fase oitavas de final da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana. E, com exceção aos duelos locais (Atlético-MG x Palmeiras e América-MG x Fortaleza), nove equipes encaram adversários estrangeiros.
Como chegam esses times? Na semana que abre o mata-mata decisivo dos dois torneios da América do Sul, o ESPN.com.br separou abaixo informações relevantes que você, torcedor, precisa saber sobre os times que estão entre o seu time e uma classificação à próxima etapa.
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. O River Plate, por exemplo, sagrou-se campeão argentino, enquanto o Olimpia, rival do Flamengo, trocou até de técnico com dois personagens com muita história no futebol brasileiro.
Veja abaixo um resumo dos clubes:
Quem enfrenta? Fluminense, terça-feira (1º), 19h (de Brasília), na Argentina
O Argentinos Juniors, vice-líder do grupo que tinha o Corinthians, vem de derrota para o Estudiantes pelo Campeonato Argentino, depois de cinco jogos sem perder, incluindo três vitórias seguidas. A equipe fechou a liga em 9º lugar na liga, com 40 pontos, e trouxe os reforços Luciano Gondou (ex-Sarmiento) e Román Vega (ex-Barcelona B). Em contrapartida, Kevin Mac Allister deixou o time rumando para o futebol belga.
Quem enfrenta? Athletico-PR, terça-feira (1º), 21h (de Brasília), na Bolívia - com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
A equipe do Bolívar só perdeu um dos últimos nove jogos, justamente contra o Palmeiras na última rodada da fase de grupos. Ocupa a 4ª posição do Boliviano, com 35 pontos. Uma curiosidade da janela foi a saída do brasileiro Gabriel Poveda do time.
Quem enfrenta? Internacional, terça-feira (1º), 21h (de Brasília), na Argentina - com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
Os Millonarios se sagraram campeões argentinos com 11 pontos de vantagem e venceram o Racing por 2 a 1 na última sexta-feira (28). Foram contratados dois reforços: Ramiro Funes Mori (ex-Cruz Azul) e Facundo Colidio (ex-Inter de Milão).
No meio do confronto contra o Inter, ainda disputarão uma final com o Boca Juniors pelo Troféu dos Campeões.
Quem enfrenta? Fortaleza, terça-feira (1º), 19h (de Brasília), no Paraguai
Depois de brigar até a última rodada pela vaga nas oitavas da Libertadores, o time paraguaio lidera o Clausura com 100% de aproveitamento.
Nas últimas partidas, inclusive, acumula seis vitórias seguidas, sendo a mais recente contra Sportivo Ameliano por 2 a 0.
Quem enfrenta? Corinthians, terça-feira (1º), 21h30 (de Brasília), em São Paulo - com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
Depois de ter uma das melhores campanhas da fase de grupos da Sul-Americana, a fase não é boa para o clube rosarino.
Já são três jogos seguidos sem vencer, com apenas uma vitória em nove partidas, terminando o Argentino na 14ª posição. O clube contratou Carlos Ordóñez (ex-Envigado, da Colômbia).
Quem enfrenta? Goiás, quarta-feira (2), às 19h (de Brasília), na Argentina - com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
A equipe de La Plata chega embalada por quatro vitórias seguidas para a partida.
Na última sexta-feira (28), a vítima foi o Argentinos Juniors, com triunfo por 3 a 2, terminando o Argentina na 5ª posição.
Quem enfrenta? Botafogo, quarta-feira (2), às 19h (de Brasília), no Rio de Janeiro
Apesar de ocupar a 4ª posição no Paraguaio, sete pontos atrás do líder, o time alterna entre vitórias e derrotas. Na última rodada, empate em 1 a 1 contra o Nacional-PAR.
Quem enfrenta? Flamengo, quinta-feira (3), às 21h (de Brasília), no Rio de Janeiro - com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
A fase não é nada boa para a equipe, com uma sequência de cinco partidas sem uma vitória sequer, incluindo eliminação na 3ª fase da Copa do Paraguai e a penúltima posição do Paraguaio.
Os resultados causaram a demissão de Diego Aguirre, com Francisco Arce sendo contratado para o seu lugar.
Quem enfrenta? São Paulo, quinta-feira (3), às 19h (de Brasília), na Argentina - com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
Derrotado pelo Tigre no sábado (29) por 2 a 0, o Ciclón está há três jogos sem vencer. Neste período, porém, eliminaram o Platense na Copa Argentina nos pênaltis.
Havia sofrido quatro gols em 12 jogos. Nos últimos três, porém, sofreu mais quatro. Como reforço chegou Carlos Auzqui (ex-Ferencvaros).
1230 visitas - Fonte: ESPN