Um duelo entre Corinthians e Bahia, que se enfrentam neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, quase marcou o final precoce da carreira de Renato Augusto. Há dez anos, em um jogo que terminou com vitória do Timão por 2 a 0 pela Série A, o meia corintiano se chocou com o atacante Souza no começo do segundo tempo da partida e sofreu um afundamento no rosto.
Substituído pelo técnico Tite, ele deixou o gramado chorando. Era mais uma lesão grave na carreira do jogador, marcada até então por contusões desde os tempos em que atuava por Flamengo e Bayer Leverkusen, da Alemanha. Triste pela dor, o meia cogitou pendurar as chuteiras.
A revelação foi feita à ESPN por Fábio Gonçalves, amigo de infância de Renato, em 2015.
"(Foi a vez que eu o vi mais triste nesse tempo todo que nos conhecemos. Ele falou abertamente para gente que não tinha mais condições de jogar, que sentia muitas dores no joelho e achava que não ia mais jogar em alto nível. Disse que ia falar com o Carlos Leite [empresário] para arrumar um clube na Arábia ou Ucrânia para ganhar um dinheiro e poder fazer uma reserva, investir depois em outros projetos. Mas a gente conversou com ele e falamos para esperar mais, que as coisas poderiam se resolver, porque o Corinthians tinha uma ótima estrutura", disse.
De acordo com Fábio, Renato Augusto já estava com os planos traçados. Ele iria pedir para deixar o "Timão", indo para um lugar onde pudesse fazer o "pé-de-meia" antes de se aposentar precocemente. Depois, iria fazer faculdade de administração e também tinha o desejo de trabalhar como comentarista na TV.
No entanto, o meio-campista resolveu tentar mais uma vez. Após passar por uma cirurgia, ele foi tratado pelo departamento médico do Corinthians e voltou a jogar por um tempo com uma máscara protetora no rosto.
Em 2014, retornou a Salvador e espantou de vez o fantasma da lesão ao fazer um gol no triunfo alvinegro sobre o Bahia por 2 a 1 pelo Brasileirão. Foi a última vitória do Timão sobre o adversário fora de casa desde então.
No ano seguinte, foi coroado com um título do Brasileirão e o prêmio de melhor jogador do torneio. Além disso, voltou a ser chamado pela seleção brasileira e venceu os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016) e disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em 2016, o jogador foi para o Beijing Guoan, da China, no qual permaneceu até 2021, quando voltou ao Corinthians.
Embalado depois de se classificar na Copa do Brasil e na CONMEBOL Sul-Americana, o Timão busca quebrar o tabu que dura nove anos. Em grande fase, Renato Augusto, 35 anos, deverá estar em campo no time comandado por Vanderlei Luxemburgo.
Bahia (F): 22/7, 18h30 - Brasileirão
São Paulo (C): 25/7, 21h30 - Copa do Brasil
Vasco (C): 29/7, 18h30 - Brasileirão
1434 visitas - Fonte: ESPN