O ex-jogador de futebol Vanderlei Eustáquio de Oliveira, conhecido como Palhinha, morreu na manhã desta segunda-feira (17) aos 73 anos. A notícia foi confirmada pelo Atlético-MG, clube pelo qual o atacante teve passagem e que lamentou falecimento.
"Palhinha foi um dos grandes atletas do futebol brasileiro. No Galo, foi um dos craques daquele histórico time do início da década de 80, conquistando o Campeonato Mineiro em 1980 e 1981, além de ter chegado à final do Brasileiro de 80. Nossa solidariedade aos familiares e fãs", escreveu o Atlético-MG.
O #Galo lamenta o falecimento de Palhinha, ex-jogador e ídolo do Clube, que nos deixou hoje pela manhã, aos 73 anos.
Palhinha foi um dos grandes atletas do futebol brasileiro. No Galo, foi um dos craques daquele histórico time do início da década de 80, conquistando o…
— Atlético (@Atletico) July 17, 2023
Palhinha começou sua carreira no Cruzeiro e se tornou um dos grandes ídolos dos mineiros. Ele foi peça importante na conquista da CONMEBOL Libertadores de 1976, quando marcou 13 gols em 10 partidas e ajudou a Raposa a levantar seu primeiro troféu da competição. O centroavante também conquistou sete estaduais com o time.
Em 1977, Palhinha se transferiu ao Corinthians, onde fez parte do elenco que ganhou o Campeonato Paulista daquele ano, tirando o clube de um longo jejum de títulos. Ele repetiu a dose em 79, fazendo dupla com Sócrates, outro ídolo da Fiel.
Por fim, Palhinha chegou ao Galo em 1980, ganhando o Campeonato Mineiro daquele ano e o do ano seguinte. Ele foi um dos nomes que compôs o time vencedor do começo da época, junto de Reinaldo e Toninho Cerezo.
1470 visitas - Fonte: ESPN