Indiretamente, Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, contribuiu para que Jorge Fossati, seu adversário nesta terça-feira, tivesse uma rápida passagem de seis meses pelo Brasil. O Timão enfrenta o Universitario, do Peru, pela CONMEBOL Sul-Americana, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
No segundo turno do Brasileirão de 2009, o Internacional demitiu Tite e quis contratar Luxa, que estava no Santos, para a vaga. No entanto, o treinador preferiu permanecer na Vila Belmiro até o final do contrato.
"Agradeço mais uma vez a lembrança pelo meu nome e não irá faltar a oportunidade de esse relacionamento um dia se concretizar", disse Luxemburgo em seu blog, à época.
O Colorado então trouxe Mário Sérgio na condição de "técnico-tampão" até o final do Brasileiro. A equipe ficou na segunda posição do torneio, atrás apenas do Flamengo, e garantiu a vaga para a Libertadores de 2010. Luxemburgo, que havia deixado o Santos, foi procurado outra vez.
De acordo como empresário Gilmar Veloz, o treinador esperava propostas de clubes estrangeiros e preferiu não aceitar a oferta. O Inter cogitou a volta Muricy Ramalho, que estava no Palmeiras e havia fracassado no Brasileirão, mas a diretoria alviverde não quis liberá-lo.
Por conta disso, o Colorado foi atrás do uruguaio Jorge Fossati, que havia vencido a Recopa Sul-Americana com a LDU sobre o próprio Inter - e tinha sido campeão da Sul-Americana contra o Fluminense.
"Os diretores só faltaram se ajoelhar quando foram me contratar e me pediram desde o início que a única coisa que eu tinha que me preocupar era a Libertadores. Eu falava pra eles que achava que esse era o caminho errado. Não podia fixar um objetivo só de um lado, porque é futebol, daqui a pouco você é eliminado e aí o ano acabou. Não é possível, tem que olhar tudo com a mesma seriedade, especialmente o Campeonato Brasileiro", disse Fossati, ao ESPN.com.br, em 2016.
Em seis meses no Beira-Rio, o uruguaio foi vice no Campeonato Gaúcho e chegou até a semifinal da Libertadores. No entanto, os tropeços no começo do Brasileirão - três derrotas em quatro jogos - e as atuações irregulares, fizeram a diretoria tomar a decisão de demití-lo.
"Eu achei que o Inter tinha um projeto sério, mas depois eu fiquei sabendo que não era tão sério assim (risos)", disparou o técnico.
Para a vaga do uruguaio, o Inter contratou Celso Roth, que foi campeão da Libertadores contra o Chivas, do México. Já Vanderlei Luxemburgo começou o ano de 2010 no Atlético-MG, mas não conseguiu fazer sucesso.
No começo de maio deste ano, Vanderlei Luxemburgo chegou ao Corinthians na vaga de Cuca. Desde então, fora cinco vitórias, quatro empates e nove derrotas. A equipe foi eliminada na fase de grupos da Libertadores - ficou na terceira posição - e jogará os playoffs contra o Universitario. Além disso, está nas quartas de final da Copa do Brasil - enfrentará o América-MG pelas quartas de final. No Brasileirão, o time está na 15ª posição.
Fossati também chegou em 2023 ao Universitário: são 15 vitórias em 23 jogos disputados. A equipe ocupa a terceira posição do Campeonato Peruano. Pela Sul-Americana, ele terminou na segunda colocação do grupo G, com 10 pontos, atrás do Goiás.
Corinthians x Universitario, do Peru, válido pela CONMEBOL Sul-Americana, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília).
1299 visitas - Fonte: ESPN