Classificado para os playoffs da CONMEBOL Sul-Americana, o Corinthians avançou como o terceiro melhor terceiro colocado da CONMEBOL Libertadores. Com isso, vai enfrentar o Universitario, do Peru.
A equipe de Vanderlei Luxemburgo vai medir forças contra o time peruano para tentar chegar às oitavas de final da Sul-Americana. E como é o adversário? O ESPN.com.br fez um perfil do rival, que chega à fase de playoff como segundo colocado do grupo G na Sul-Americana. Foram 10 pontos conquistados, dois a menos do que o Goiás, líder da competição. A equipe peruana fez seis gols e sofreu cinco nos seis jogos disputados.
No plantel, o Universitario não conta com estrelas no elenco. Tanto é que é a figura mais conhecida está no banco de reservas: Jorge Fossati é o treinador do time peruano.
Aos 70 anos, o uruguaio tem um vasto currículo no continente, inclusive trabalhando no Brasil. Ele foi o técnico do Internacional em 2010, ano da segunda conquista da Libertadores do Colorado, mas a passagem não traz boas lembranças.
Foram 33 partidas, com 18 vitórias, seis empates, nove derrotas e uma demissão mesmo com o time na semifinal da Libertadores. Quatro anos depois, ele disparou contra os cartolas brasileiros, dizendo que esses profissionais não levam o futebol a sério e que foi procurado para "salvar" o clube.
"O problema geral no Brasil é que eles não são sérios. Eu falo dos diretores. Eles ficam mais preocupados com o que a imprensa vai falar. Politicamente, eles estão muito preocupados, a maioria deles. A minha questão é sempre a mesma: se você me contrata e me manda embora dois meses depois, você tem que ir embora comigo, foi você que errou. Eu não fui bater na sua porta, você que foi me procurar. No meu caso, foram na minha casa, pedindo "Por favor, a Libertadores". Ajoelhados, só me falavam isso. A gente vai para a semifinal e eles dizem que não estava dando resultado. Foi o que o Fernando Carvalho me falou", disse Fossati.
O Universitario terminou o Apertura do Campeonato Peruano na terceira colocação. Foram 11 vitórias, um empate e seis derrotas nos 18 jogos disputados. Na única rodada do Clausura até aqui, empatou na estreia.
Red Bull Bragantino (C) - 02/07, 11h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
América-MG (F) - 05/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Atlético-MG (F) - 09/07, 16h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
1221 visitas - Fonte: ESPN