O Corinthians acertou a venda do atacante Pedro ao Zenit, da Rússia. O negócio girou em torno dos 9 milhões de euros (cerca de R$ 47 milhões) por 50% dos direitos econômicos do atleta, com o Timão mantendo 30%, pensando em uma venda futura. A Gazeta Esportiva foi atrás dos detalhes da transação, como o que levou o Alvinegro a topar os valores envolvidos e a forma de pagamento do clube russo.
A reportagem apurou que Pedro nunca foi cobiçado no mercado, apesar do alto prestígio que sempre teve no clube e do acúmulo de convocações em seleções de base. A proposta do Zenit, inclusive, foi a primeira que o clube recebeu pelo garoto de 17 anos.
Na visão do Corinthians, alguns fatores levaram à baixa procura por Pedro, como a pouca amostragem no profissional e seu desempenho aquém no período em que ficou no clube durante a disputa da Copa do Mundo sub-20. O jogador foi convocado para o Mundial, mas o Timão "barrou" sua ida.
No Transfermarkt, site especializado em valores do mercado da bola, Pedro é avaliado em apenas 2 milhões de euros (cerca de R$ 10,5 milhões). Esse valor, na visão do clube, ajuda a ilustrar como o Filho do Terrão não se encontra tão valorizado ou prestigiado sob olhares do mercado, apesar da grande expectativa interna e entre torcedores corintianos.
Sendo assim, o Corinthians entende que o valor de 9 milhões de euros por metade dos direitos de Pedro foi justo. Porém, a venda se concretizou muito mais por uma necessidade financeira do clube do que por vontade do presidente Duilio Monteiro Alves.
O Timão precisa vender jogadores para resolver pendências financeiras. O clube possui uma dívida com o atacante Mauro Boselli e corre o risco de sofrer transfer ban da Fifa. Além disso, o Alvinegro está impedido de registrar novos jogadores por conta de um atraso de pagamento ao empresário Eduardo Bou Daye, que se envolveu nas contratações de Boselli e Bruno Méndez, em 2019. Por fim, as parcelas da compra do ponta Chrystian Barletta estão atrasadas.
O dinheiro da venda de Pedro também é importante pensando em contratações futuras. O valor ajudará o Timão a comprar 80% dos direitos econômicos de Matías Rojas e o clube segue de olho no mercado da bola em busca de volante, zagueiro e atacante.
Forma de pagamento do Zenit
A Gazeta Esportiva apurou que o Zenit pagará os 9 milhões de euros em três vezes. A maior parte do valor será pago agora, outra parcela entrará aos cofres do clube no final do ano e a última porção será embolsada no começo de 2024, quando o jovem se despedirá do Timão.
Opinião de Luxemburgo
Conforme a reportagem ouviu de pessoas com trânsito no CT, o técnico Vanderlei Luxemburgo não se opôs à venda de Pedro. Na visão do treinador, o jovem possui potencial, mas não a ponto de ser inegociável. Luxa entende que o plantel possui outros nomes talentosos que podem fazer o lado do campo, como Guilherme Biro e Wesley, que também se incorporaram ao grupo profissional.
Com Luxa, Pedro atuou em seis oportunidades, sendo titular em três. Por ter apenas 17 anos, o jovem defenderá as cores do Corinthians até se tornar maior de idade, no início de 2024.
1656 visitas - Fonte: UOL