Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Na tarde deste sábado (24/6), o Corinthians voltou a entrar em campo pelo Brasileirão 2023. Em partida válida pela 12ª rodada da competição nacional, o adversário foi o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. Como visitante, a partida foi bem equilibrada, mas o clube paranaense conseguiu a vitória por 1 a 0.
Com o resultado negativo, o Coringão não somou pontos nesta rodada e se mantém com 12 até aqui. A campanha corinthiana agora é de três vitórias, três empates e seis derrotas em onze jogos disputados.
Escalação
O técnico Vanderlei Luxemburgo iniciou o confronto com a seguinte escalação: Cássio, Bruno Méndez, Gil, Caetano, Matheus Bidu, Roni, Maycon, Biro, Ruan Oliveira, Róger Guedes e Yuri Alberto. Entraram durante a partida Giuliano, Fábio Santos, Matheus Araújo, Pedro e Wesley. Ainda estavam no banco de reservas: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Giovane, Adson, Murillo, Felipe Augusto e Renato.
Bola em jogo!
A partida iniciou em um ritmo acelerado, com a equipe da casa criando mais jogadas ofensivas, mas a defesa corinthiana conseguiu suportar a pressão inicial e se manteve firme, sem sofrer gols.
Aos poucos, o Timão colocou a bola no chão e tentou manter mais a posse de bola, buscando de chances de abrir o placar na partida. A primeira chegada ao ataque do Coringão foi aos 11 minutos, quando Róger Guedes tentou a tabela com Yuri Alberto próximo à grande área, mas a defesa adversária conseguiu afastar antes da finalização.
O Corinthians voltou a assustar a defesa da equipe paranaense aos 32 minutos. Em bola alçada na grande área, Róger Guedes lutou por ela e conseguiu a finalização. A bola desviou na mão do zagueiro adversário, mas o árbitro entendeu como lance normal e não deu a penalidade.
Aos 35 minutos, o Athletico-PR conseguiu abrir o placar: 1 a 0 para o time da casa, que levou a vantagem para o intervalo do confronto.
Segundo tempo
O Corinthians iniciou a etapa complementar com duas alterações na equipe. Deixaram o gramado Roni e Matheus Bidu, para as entradas de Giuliano e Fábio Santos.
O Timão ocupou bastante o campo de defesa adversário nos primeiros minutos em busca do empate. Logo aos dois, Yuri Alberto recebeu de Guilherme Biro, entrou na área e bateu cruzado, no entanto o goleiro conseguiu fazer a defesa.
Já aos seis minutos, Ruan Oliveira cobrou escanteio na primeira trave e, após o bate e rebate na pequena área e desvio de Gil, o goleiro mais uma vez conseguiu ficar com a bola e evitou o empate alvinegro.
Aos 14 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo mexeu novamente no time em campo. Dessa vez, saiu o meia Ruan Oliveira para a entrada de Matheus Araújo.
O Timão tomou as ações da partida dali em diante, mas não chegou a criar chances claras de gol. Aos 35 minutos, mais uma substituição no Alvinegro: Guilherme Biro deu lugar a Pedro.
A última alteração do Corinthians no jogo foi aos 41 minutos, com a entrada de Wesley no lugar de Bruno Méndez.
O Timão ainda lutou nos últimos minutos, mas o placar se manteve em 1 a 0 para a equipe da casa.
Próximo jogo
O Corinthians volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (28/6), pela CONMEBOL Libertadores 2023. O adversário será o Liverpool-URU, na Neo Química Arena, às 21h30 (horário de Brasília).