Os dez dias de pausa gerados pela Data Fifa fizeram bem para o Corinthians: a vitória de ontem sobre o Santos, em jogo ocorrido na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro, pôs fim a diferentes dramas que vinham dando dores de cabeça a Vanderlei Luxemburgo. De quebra, o treinador vê novas opções no time.
O time voltou a marcar fora de casa. Eram seis jogos — todos com o atual treinador — na seca longe de Itaquera: contra Botafogo, Atlético-MG, Flamengo, Argentinos Juniors, América-MG e Independiente Del Valle. A última vez em que o Corinthians havia balançado as redes adversárias como visitante ocorreu no dérbi contra o Palmeiras, disputado em abril, ainda com Fernando Lázaro no comando.
Yuri Alberto desencantou. O atacante vivia uma seca de dez jogos e voltou a balançar as redes justamente contra seu ex-clube. Ele, aliás, pagou uma promessa no gramado da Vila Belmiro após a partida. O gol foi o primeiro de Yuri na temporada fora da Neo Química Arena.
Ruan se firmou na equipe. Depois de quase três anos sem jogar por sequência de lesões, o meia havia deixado o banco de reservas para marcar contra o Cuiabá, mas estreou na temporada como titular no clássico de ontem e "criou" nova opção para Luxa tanto na bola rolando quanto na bola parada: foi dos pés de Ruan, em cobrança de falta, que saiu o 2° gol corintiano em Santos.
Caetano mostrou segurança. O jovem de 23 anos, que substituiu Murillo, atuou pela 1ª vez como titular em um sistema com apenas dois zagueiros e foi um dos responsáveis por deixar a meta do Corinthians intacta no clássico.
Ganhamos o jogo, mas o campeonato não termina hoje. Temos muitas rodadas para confirmar o que fizemos hoje. A estratégia foi o trabalho que fizemos por dez dias, os jogadores entenderam nossa proposta. [...] Os dez dias foram importantes para fazer coisas, mas ainda temos muito o que fazer, não dá para pegar tudo. Eu tenho que sempre estar falando do que falta porque, se não falo, eles vão esquecer. Quando automatizar, não vai precisar. Foi importante para preparar bem o elenco" Luxemburgo, em entrevista coletiva
Luxa gostou do que viu dentro de campo, mas reforçou a necessidade de melhora para a sequência da temporada — no fim de semana, o Corinthians encara o Athletico, e dias depois enfrenta o Liverpool-URU pela fase de grupos da Libertadores.
O técnico aproveitou a vitória para deixar claro quais são os principais objetivos de sua equipe até o fim da temporada.
Tudo o que aconteceu hoje fica aqui. É só o início de algo que pode acontecer. Temos dois objetivos: pelo Brasileirão, olhar lá na frente uma vaga na Libertadores, e entrar na Copa do Brasil com igualdade de condições de buscar uma conquista pelo nosso trabalho. Estamos no caminho certo, analisamos o trabalho como um todo" Luxemburgo em entrevista coletiva
1239 visitas - Fonte: UOL