Nesta terça-feira, foi divulgada a lista com os 100 melhores jogadores sub-21 do mundo, concorrentes ao prêmio Golden Boy 2023. O único brasileiro mencionado no ranking é o zagueiro Robert Renan, ex-Corinthians, que atualmente joga no Zenit, da Rússia.
A lista é chamada de Golden Boy Index e foi elaborada pela Football BenchMark, organização que contou com 50 jornalistas internacionais para analisar estatísticas a fim de avaliar jovens talentos do futebol mundial.
Foram considerados os dados de desempenho, tempo de jogo, valor da equipe, desempenho em seleções e competições europeias de cada jogador para gerar o Golden Boy Rating. Jamal Musiala, do Bayern de Munique, lidera o ranking, enquanto Jude Bellingham e Pablo Gavi, de Real Madrid e Barcelona, respectivamente, completam o pódio.
O país com mais representates na lista dos top-100 jogadores sub-21 foi a França, com 14 atletas. Em seguida, se destacam Dinamarca (10), Inglaterra (8), Alemanha (5), Bélgica (5) e Argentina (5). O único brasileiro citado é Robert Renan, na 34ª posição.
Já as ligas nacionais com mais representantes na corrida pelo Golden Boy são o Campeonato Inglês, com 13 jogadores, seguidos pelo Francês (10) e Alemão (9). A equipe com mais atletas entre os melhores sub-21 do mundo é o Red Bull Salzburg, da Áustria, com cinco. O Brighton, da Inglaterra, e o Copenhagen, da Dinamarca, têm quatro.
1287 visitas - Fonte: UOL