De "rei da América" a atleta encostado e que não entra em campo desde o início de 2023. É até difícil de acreditar, mas é o que acontece com Luan. O meia-atacante, grande responsável pelo título do Grêmio na CONMEBOL Libertadores de 2017, ano em que foi eleito o melhor jogador do continente, não conseguiu se encontrar desde que chegou ao Corinthians.
Após um início promissor, com direito a dois gols no jogo de estreia, Luan foi ladeira abaixo. Tanto é última vez que ele entrou em campo pelo clube foi em fevereiro de 2022, antes de ser afastado e emprestado ao Santos. No time da Vila Belmiro, também pouco produziu e, desde que retornou ao Parque São Jorge, segue longe das atividades com o elenco principal e treina em horário separado.
A tendência é que o atleta siga nessa rotina até o fim de 2023, quando encerra o seu contrato, mas, ao menos do que depender de Walace, que foi colega de Luan nos tempos de Grêmio, chegou a hora do amigo deixar o Alvinegro e retornar ao Rio Grande do Sul.
"É a raiz dele, onde ele é amado. É um ídolo para o Grêmio. É como você voltar pros braços da sua mãe para receber o carinho. Tenho certeza que os gremistas vão abraçar ele com muito amor e talvez seja esse o carinho. E lá tem o Renato, que fala a língua do jogador. Tenho certeza que se ele voltasse, o Renato ia ajudar muito ele. Até porque o Renato é um paizão pra ele. Não tem porque dar errado", opinou o volante, que atualmente defende a Udinese, da Itália, em entrevista ao ESPN.com.br.
Campeão da Copa do Brasil em 2016 com o Tricolor e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, no mesmo ano, atuando ao lado de Luan, Walace admite que não sabe exatamente o que aconteceu para o amigo não conseguir mais render em alto nível, mas apostou que, aos 30 anos, ele ainda tem muita "lenha para queimar".
"O Luan é um grande jogador. Ele já demonstrou isso para todo mundo. Sinceramente eu não sei o que fez chegar a esse ponto, dele não jogar mais. A base familiar é muito importante para o jogador, talvez tenha faltado isso, mas eu tenho certeza que se ele quiser e focar, ele pode jogar em qualquer time do Brasil", encerrou.
Em entrevista recente à revista Placar, o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, revelou que conversou com Luan e ouviu do atleta o desejo de voltar ao time. Segundo o treinador, o acordo esbarrou em questões financeiras.
"Ele (Luan) me procurou no início do ano. (Não aconteceu) pelo financeiro. O Luan tem um contrato com o Corinthians e já tinha um contrato bom quando saiu do Grêmio, por méritos, que fique bem claro. Foi para o Corinthians por um contrato melhor ainda. O Grêmio é um dos clubes que financeiramente está passando por problemas. Então, fica difícil trazer um jogador como o Luan", iniciou.
Segundo Renato, Luan é um tipo de jogador que precisa de cuidados especiais do treinador: "O Luan fazia as paradas dele, mas comigo andava na linha. Eu cobrava dele, cobrava mesmo. O Luan é um baita garoto, adoro aquele garoto. Mas uma coisa é dar uma certa liberdade e saber levar o cara. Não sei o que aconteceu com ele no Corinthians."
América-MG (C) - 22/6, 19h - Brasileirão
Coritiba (C) - 25/6, 16h - Brasileirão
Bahia (F) - 1/7, 18h30 - Brasileirão
1281 visitas - Fonte: ESPN