A declaração do presidente Duílio Monteiro Alves após a eliminação do Corinthians na Libertadores, ainda na fase de grupos, deixou dúvidas sobre o limite da paciência da diretoria com o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Após a derrota por 3 a 0 contra o Independiente del Valle, na última quarta-feira (7), o mandatário corintiano bancou a permanência de Luxa citando a pausa no calendário pela Data Fifa - entre 10 e 20 de junho - como oportunidade do treinador melhorar a equipe. Duílio também acalmou a torcida e afirmou que o Timão irá ao mercado reforçar o elenco.
Assim, o LANCE! traz um panorama dos desafios do Corinthians até a abertura da janela (3 de julho) e apresenta possíveis riscos para Luxemburgo no cargo.
ANTES DA DATA FIFA
O objetivo a curto prazo do Corinthians é afastar o risco de rebaixamento no Brasileirão. Atualmente, o Timão ocupa o 16° lugar - uma posição acima do Z4 - com
oito pontos.
O único jogo do Alvinegro antes da Data Fifa será neste sábado (10), contra o Cuiabá, na Neo Química Arena. Em caso de vitória, o Time do Povo igualará a pontuação do Dourado e deve subir ao 14° lugar. Mesmo em caso de empate ou derrota, a tendência é que Luxa siga no comando da equipe justamente visando a semana de treinos que ele vai ganhar com a pausa no calendário.
APÓS A DATA FIFA
Entre o período no qual o futebol brasileiro retorna após os jogos das seleções e a abertura da janela de transferências, o Corinthians irá disputar quatro jogos, sendo três do Brasileirão e um pela Libertadores.
Um divisor de águas para Luxemburgo abafar a pressão é garantir vaga nos playoffs da Sul-Americana. Para isso, o Timão precisa empatar ou vencer o Liverpool-URU, em Itaquera, na rodada final da fase de grupos da Libertadores. Caso seja derrotado em casa, Luxa pode se encontrar em situação irreversível, já que as finanças do clube ficaram comprometidas após a queda precoce na fase de grupos.
No Brasileirão, o Timão irá enfrentar Santos, Athletico-PR e Red Bull Bragantino, sendo os jogos contra o Peixe e Furacão fora de casa. Uma vitória como visitante também pode ser um importante fator na avaliação da diretoria, tendo em vista que Luxa ainda não venceu longe de Itaquera e sua equipe vive jejum de 540 minutos sem marcar fora
JANELA DE TRANSFERÊNCIAS
O primeiro confronto do Corinthians após a abertura da janela de transferências será no dia 5 de junho, na partida de ida contra o América-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Para o duelo contra o Coelho, Vanderlei Luxemburgo deverá ter Matías Rojas, do Racing, à disposição. O meia está encaminhado com o Timão e a previsão é que contrato seja assinado no dia 3 de julho, quando abre a janela de transferências do meio do ano. O Racing, time que o atleta defende atualmente, tenta atrapalhar a evolução das negociações, mas dificilmente conseguirá.
Além de Rojas, a diretoria alvinegra planeja contratar um zagueiro, um volante e um atacante de beirada, mas deve encontrar dificuldades para fechar com jogadores nas respectivas posições dado a eliminação na Libertadores. Recentemente, o Timão se acertou verbalmente com Lucas Veríssimo e Cuellar, mas viu empecilhos financeiros com o Benfica e Al Hilal e saiu das negociações.
Como a Copa do Brasil se tornou a única opção viável de taça, eliminar o América-MG será importante para o futuro do Luxemburgo no Corinthians.
1170 visitas - Fonte: Terra