Nesta quarta-feira (7), o Corinthians encara o Independiente Del Valle pela sobrevivência na Copa Libertadores da América. Com altitude de 2.850 metros acima do nível do mar, o clube paulista pode, no entanto, ter um ponto a favor na batalha pela classificação às oitavas de final.
É que, fora o ar rarefeito, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo jogará sob temperaturas bem baixas no Equador. A previsão para hoje é de máxima de 19 grau e mínima de 8. Além disso, há a chance de chover.
Ao contrário do que se poderia supor, tais condições não são exatamente ruins para o Corinthians. Como esclarece Rodrigo Aquino, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, o tempo frio pode ajudar os brasileiros.
"Muitas variáveis podem influenciar a performance dos atletas em um jogo. Nessa partida do Corinthians contra o Del Valle em Quito, a 2.850 metros acima do mar, sem dúvida a altitude é um grande problema para o time. Porém, também é preciso ver outros dois fatos que podem exercer influência no que diz respeito à prática profissional", disse ele à ESPN.
"Quando consideramos esse fator de modo isolado, isso pode ser uma boa notícia para o Corinthians. Porque os jogadores estão habituados a jogar aqui no Brasil em temperaturas muito acima. Os estudos científicos especializados no tema revelam que essa temperatura mais baixa pode auxiliar os jogadores a se preservar mais durante os 90 minutos e os acréscimos", acrescentou Aquino, que é também coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência no Futebol.
Conforme explica, a chuva com o frio não compromete o desempenho físico e tático dos jogadores, ainda que estejam atuando na altitude. "Até hoje não há pesquisas científicas que indiquem efeitos da chuva quer no desempenho físico quer tático e técnico dos jogadores".
"Cientificamente falando, quando se considera esses três elementos, ou seja, a altitude, a chuva e a temperatura do ambiente, de modo isolado a temperatura e a altitude influenciam. No caso da partida do Corinthians, a temperatura pode ser um aliado benéfico e a altitude, um adversário", finalizou.
O jogo contra o Independiente Del Valle acontece às 19h (horário de Brasília).
1299 visitas - Fonte: Torcedores