Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
No início da noite deste sábado (3/6), o Corinthians voltou a entrar em campo pelo Brasileirão 2023. Em partida válida pela 9ª rodada da competição nacional, o adversário foi o América-MG, no Estádio Independência, em Minas Gerais. Fora de vasa, o Timão acabou sendo superado pela equipe da casa pelo placar de 2 a 0.
Com o resultado negativo, o Coringão não somou pontos nesta rodada e se mantém com oito pontos ganhos até aqui. A campanha corinthiana agora é de duas vitórias, dois empates e cinco derrotas em nove jogos disputados.
Escalação
O técnico Vanderlei Luxemburgo iniciou o confronto com a seguinte escalação: Cássio, Fagner, Murillo, Caetano, Bruno Méndez, Fábio Santos, Fausto Vera, Maycon, Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. Entraram durante a partida Renato Augusto, Giuliano, Felipe Augusto e Pedro. Ainda estavam no banco de reservas: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Romero, Matheus Bidu, Roni, Matheus Araújo, Wesley e Renato.
Bola em jogo!
Os primeiros minutos do confronto foram intensos, de bastante disputa pela posse de bola e em busca de criações de jogadas no ataque pelas equipes. Logo aos seis minutos, o Timão por muito pouco já não abriu o placar em Minas Gerais. Fausto Vera recebeu a bola e cruzou na medida para Róger Guedes, que cabeceou muito bem, mas a bola foi na trave, que impediu o primeiro gol corinthiano na partida.
Nos minutos seguintes, o Alvinegro seguiu trocando passes em busca de espaço enquanto esteve com a bola nos pés e se defendendo quando o time da casa arriscava jogadas em seu campo de ataque.
Da metade do primeiro tempo em diante, a partida ficou ainda mais disputada e as duas equipes criaram poucas chances de gol, com as defesas se saindo melhor que os ataques. Após três minutos de acréscimos, o árbitro encerrou a primeira etapa com o 0 a 0 no placar.
Segundo tempo
Sem .
Aos nove minutos, o Corinthians chegou bem ofensivamente. Em jogada trabalhada com troca de passes entre Maycon e Róger Guedes, o atacante lançou o meia na linha de fundo. O camisa 7 cruzou para trás para Fábio Santos, que chegou finalizando, no entanto, a bola subiu demais e foi por cima do travessão.
Aos 12 minutos, foi Róger Guedes quem teve a chance do gol. Em lançamento de Fagner, Adson dominou bem na entrada da área e só pisou para o camisa 10 que chegava em velocidade. Ele levou para o fundo e arriscou um chute cruzado, mas não foi em direção ao gol e ninguém chegou a tempo para empurrar para a rede.
Aos 17 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo mexeu pela primeira vez na equipe, e em dose dupla no meio de campo. Deixaram o gramado Adson e Fausto Vera para a entrada de Renato Augusto e Giuliano.
Aos 26 minutos, o árbitro da partida interpretou um toque de mão na área corinthiana como pênalti após análise do VAR. Na cobrança, o América-MG abriu o placar. 1 a 0.
Aos 35 minutos, na busca do empate, quem tentou foi o zagueiro Murillo. O defensor, de longe, arriscou uma bomba, mas goleiro conseguiu fazer a defesa.
Aos 40 minutos, mais duas mudanças no Timão: Pedro e Felipe Augusto nos lugares de Yuri Alberto e Murillo.
O América-MG, aos 42 minutos, ainda conseguiu ampliar o placar. 2 a 0. Um minuto depois, o Timão foi pra o ataque e Pedro foi derrubado na área. O árbitro marcou pênalti. Fábio Santos foi para a cobrança, mas desperdiçou mandando para fora.
Após 12 minutos de acréscimos, o juiz da partida apitou o fim de jogo.
Próximo jogo
O Corinthians volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (7/6), pela CONMEBOL Libertadores 2023. O adversário será o Independiente del Valle-EQU, no estádio Banco Guayaquil, às 19h (horário de Brasília).