Ao sair o cronograma da rodada da Copa do Brasil, o torcedor certamente ficou surpreso ao ver os dois Fla-Flus das oitavas-de-final previstos para o SporTV e Premiere, sem TV Aberta. As partidas ainda foram deslocados para terça-feira e quinta-feira, com os outros jogos concentrados na quarta-feira.
Esse cronograma tem relação com estratégia da Globo para distribuir os direitos para atender as variadas plataformas com jogos relevantes. Há a TV Aberta, o Sportv e o Premiere e o parceiro da Amazon, que paga por parte dos direitos.
A intenção é que a Sportv tenha jogos premium para justificar quem paga pela plataforma na TV a cabo, mantendo-se como canal relevante. Foi a segunda maior audiência da história da TV paga, com 10 milhões de pessoas tendo assistindo alguma parte do jogo. Além dos assinantes, o SporTV entrega aos seus patrocinadores.
Ao mesmo tempo, a Globo e a Amazon preferiam ter espalhado mais os jogos de quarta-feira, todos as outras sete partidas foram nesta noite. A intenção da Amazon era que Grêmio x Cruzeiro fosse na quinta-feira como evento isolado.
Mas houve pressão de gremistas e da Federação Gaúcha de Futebol para que os dois times gaúchos tivessem o mesmo tempo de recuperação para o Gre-Nal do final de semana. Por isso, houve várias partidas encavaladas com horários iguais, o que não é o ideal para TV.
Os cronogramas dos jogos da Copa do Brasil e do Brasileiro são feitos com uma soma do que pedem as TVs e o que é possível pelo calendário. O departamento técnico da CBF tem que atender as demandas dos dois lados e montar o xadrez.
Na TV Aberta, nesta oitava-de-final, a Globo optou por Atlético-MG x Corinthians, e Botafogo x Athletico-PR na TV Aberta. Ambos os jogos também estarão na Globo na volta. O Fla-Flu será na quinta, antecedido pelo São Paulo x Sport.
Nas quartas-de-finais, a emissora pretende usar o jogo que chame maior atenção na TV Aberta. Mas também deixará um jogo relevante - como já ocorreu nesta fase - para a Amazon. Lembrando que, no ano passado, a plataforma de streaming teve os clássicos entre São Paulo x Palmeiras com exclusividade.
A decisão sobre o que vai para cada plataforma feita em negociações entre a Globo e a Amazon a cada fase. Não há uma regra fixa, e sim uma combinação para atender todos os players.
1182 visitas - Fonte: UOL