Corinthians e São Paulo se enfrentarão pela 17ª vez na Neo Química Arena, neste domingo, às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor tentará conquistar sua primeira vitória em Itaquera e, consequentemente, acabar com um longo tabu marcado por jogos memoráveis, que contaram com goleada história, classificação nos pênaltis e até título paulista.
Desde que a Neo Química Arena foi inaugurada em 2014 para a disputa da Copa do Mundo, Corinthians e São Paulo já se enfrentaram 16 vezes no local. Ao todo são dez vitórias do Timão e outros seis empates em Itaquera, ambiente que costuma ser bastante hostil para o Tricolor.
Neste domingo, o São Paulo chega para o clássico vivendo um momento bem superior ao do Corinthians. É a maior chance de o Tricolor quebrar o tabu em Itaquera desde que a arena foi inaugurada, em 2014. Resta saber se, enfim, o Timão, em crise, permitirá o feito histórico do rival.
Um dos Majestosos mais marcantes disputados em Itaquera foi o de 2015, pelo Campeonato Brasileiro, o terceiro da história da Neo Química Arena. Na ocasião, o Timão, que já havia garantido matematicamente o título, não tomou conhecimento de seu rival, goleando por 6 a 1 mesmo sem muitos de seus titulares: Gil, Elias, Jadson, Renato Augusto, Malcom e Vagner Love foram poupados.
Bruno Henrique, Romero (2), Edu Dracena, Lucca e Cristian foram os autores dos gols corintianos na partida tratada como uma verdadeira festa do título pela torcida. Carlinhos descontou para o São Paulo, comandado pelo interino Milton Cruz após a saída de Doriva. Alan Kardec perdeu um pênalti.
Outro clássico memorável foi o de 2018, pela semifinal do Campeonato Paulista. O São Paulo foi a Itaquera com a vantagem de jogar pelo empate para garantir a classificação à final do torneio e manteve o 0 a 0 no placar até os 47 minutos do segundo tempo, quando Rodriguinho, de cabeça, marcou o gol do Corinthians que levou a decisão para os pênaltis.
Na marca da cal, Liziero acabou parando em Cássio na sexta cobrança, e o Corinthians acabou indo para a final do Campeonato Paulista, levando os mais de 43 mil torcedores à loucura na arena.
No ano seguinte, o São Paulo teve a chance de se vingar do Corinthians novamente pelo Campeonato Paulista. Desta vez as equipes se enfrentaram na grande final, e após empate sem gols no Morumbi, o título foi definido em Itaquera. Era a grande chance de o Tricolor, enfim, deixar o estádio fazendo festa, mas não deu.
Corinthians e São Paulo empatava em 1 a 1 até os 44 minutos do segundo tempo graças aos gols de Danilo Avelar e Antony, mas aí apareceu Vagner Love, que recebeu grande lançamento de Sornoza e finalizou de primeira, sem chances para Tiago Volpi, garantindo o título paulista do Timão.
2014
Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2015
Corinthians 2 x 0 São Paulo (Libertadores)
Corinthians 6 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2016
Corinthians 2 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista)
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2017
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista - semifinal)
Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2018
Corinthians 1 (5) x (4) 0 São Paulo (Campeonato Paulista - semifinal)
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2019
Corinthians 2 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista)
Corinthians 2 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista - final)
Corinthians 1 x 0 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2020
Corinthians 1 x 0 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2021
Corinthians 2 x 2 São Paulo (Campeonato Paulista)
Corinthians 0 x 0 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
2022
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
651 visitas - Fonte: UOL