30/4/2023 21:44

'Erro grave' e 'arbitragem ruim': ex-juízes comentam polêmicas de clássicos

'Erro grave' e 'arbitragem ruim': ex-juízes comentam polêmicas de clássicos
Wilton Pereira Sampaio e Edina Alves Batista apitaram jogos pesados do Brasileiro Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Os clássicos Palmeiras 2x1 Corinthians e Flamengo 2x3 Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, tiveram polêmicas envolvendo as arbitragens de Wilton Pereira Sampaio, que comandou o jogo entre os paulistas, e Edina Alves Batista, responsável por apitar o duelo carioca. O UOL falou com ex-árbitros para esclarecer possíveis erros.

O gol do Corinthians no Dérbi, que saiu após escanteio cobrado por Róger Guedes, gerou polêmica inclusive depois do jogo, já que o atacante chegou a entrar no vestiário da arbitragem e pediu a Wilton para que, na súmula, o gol não fosse marcado como contra. O árbitro, no entanto, não aceitou a "sugestão".

Emidio Marques: "Foi gol contra do Piquerez, ainda que a ação tenha sido involuntária. Se isto não tivesse ocorrido, a bola não entraria na meta."

Alfredo Loebeling: "É evidente que o gol é contra. O Guedes faz o cruzamento: não visa o gol ou tenta chutar a bola para fazer o gol olímpico. O gol é contra do Piquerez."

Ulisses Tavares: "Gol contra do Piquerez."

Guilherme Ceretta. "Gol contra. a bola não iria para o gol se o Piquerez não chutasse errado."

José Aparecido de Oliveira: "O gol do Róger Guedes deve ser anotado na súmula como gol contra, ou seja, do Piquerez."

Aos 27 minutos do 1° tempo do clássico carioca, Victor Sá invadiu a área e caiu na área após contato com Wesley, do Flamengo. A jogada foi bastante contestada por flamenguistas — Gabigol, por exemplo, recebeu cartão amarelo de Edina por reclamação.

Emidio Marques: "Pênalti bem marcado, com personalidade devido à boa posição, clareza e convicção. Decisão de campo, sem intromissão do VAR."

Carlos Eugênio Simon: "Pênalti bem marcado pela Edina. O Wesley levanta a perna e acerta o Victor Sá."

Alfredo Loebeling: "Outra arbitragem ruim da Edina. Eu não marcaria pênalti de jeito nenhum. O cara [Wesley] está parado. O que a regra fala? Diz que, se o cara fizer o movimento da perna antes do choque, é evidente que há uma alavanca. Mas não foi o caso: o jogador está parado e o outro provoca o choque. Eu não marcaria."

Ulisses Tavares: "Para mim, o pênalti foi bem marcado pela arbitragem."

Guilherme Ceretta: "Pênalti claro, é um lance normal de jogo: a mesma infração, dentro ou fora da área, deve ser marcada."

José Aparecido de Oliveira: "O pênalti marcado foi claríssimo, portanto, a Edina acertou em marcá-lo."

O 2° tempo do jogo no Maracanã reservou uma nova polêmica: Thiago Maia, do Fla, acertou um chute na canela de Di Plácido, do Bota. Edina assinalou falta, mas não distribuiu cartão. O VAR, então, convocou a árbitra para uma revisão do lance por possível expulsão, mas ela optou por dar amarelo ao flamenguista — que acabou substituído pouco depois.

Emidio Marques: "Ele deveria ser expulso. Foi uma ação faltosa de excessiva intensidade, com força desproporcional e jogo violento, comprometendo a integridade física do adversário. Houve omissão da assistente — que estava no local da ação — e intromissão do VAR não acatada pela Edina, que teve oportunidade de rever a decisão anterior. Outro equívoco foi apresentar o amarelo com jogador caído e necessitando atendimento médico. Desta maneira, ele nem tomou conhecimento da sua advertência."

Carlos Eugênio Simon: "Thiago Maia deveria ter sido expulso porque deu uma entrada com altíssima intensidade no adversário".

Alfredo Loebeling: "Não tem a menor dúvida que era cartão vermelho. Não tem o menor sentido o cartão amarelo. É vermelho."

Ulisses Tavares: "O Thiago Maia deveria ter sido expulso."

Guilherme Ceretta: "Ele deveria ter sido expulso — e muito. Erro grave da Edina. No nível dela, não pode interpretar errado assim... ainda mais vendo e revendo o lance dez vezes na TV."

José Aparecido de Oliveira: "Houve um erro. O Thiago Maia deveria ter sido expulso mesmo sem o cartão amarelo antes."

Essa é a arbitragem do futebol brasileiro pic.twitter.com/3bP4o6IISL



VEJA TAMBÉM
- ESTRATÉGIA ADOTADA! Corinthians monitora mercado e foca em jogadores livres para reforçar equipe em 2025
- FALA, JOIA! Gui Negão fala sobre futuro e começo no Corinthians
- NÃO VAI FICAR? Situação de Talles Magno causa preocupação no Corinthians









1086 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Fernando A.W     

Essa Edina não culhão pra apitar esses clássicos, ela que vá apitar os jogos do futebol feminino e para de querer ficar lacrando no futebol masculino.

Joaquim Antonio     

Essa Edina deveria estar apitando briga de galo. Acho que nem pra isso ela serve. Esses idiotas da federação paulista resolveram prestigia-la no paulistinha, olha no que deu? Prepotente, arrogante, sem conhecimento nenhum das regras de futebol.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade