A Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTUR) incluiu a Neo Química Arena em seu programa de visitação a pontos famosos da cidade chamado "Vai de Roteiro". Porém, a pasta não adotou em seu site o nome oficial do estádio corintiano, apresentado por ela como "Arena Corinthians".
A página em que são feitas as reservas para as visitas organizadas pela prefeitura também não utilizava o nome negociado pelo clube pelo menos até o fim da noite desta terça (18). O passeio começa a ser feito nesta quarta.
Procurado por meio de seu departamento de comunicação, o Corinthians afirmou que houve "uma falha da equipe da prefeitura" e que "o clube já pediu para que seja colocado o nome oficial, Neo Química Arena" no material do programa.
A coluna também procurou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Turismo.
A pasta afirmou que utilizou o "nome mais conhecido" pelo público porque o passeio tem como referência a história da agremiação, não apenas o estádio (leia a nota completa ao final do post).
A secretaria também disse que foi procurada pela equipe da Neo Química Arena, depois da divulgação do projeto envolvendo o estádio, e que ficou acordado que passará a ser usada a nomenclatura oficial da arena acompanhada do nome do Corinthians.
O estádio corintiano é o único que aparece no programa da prefeitura. A SMTUR afirmou que foi procurada pelos organizadores do Tour Casa do Povo (visitação guiada na arena) para uma parceria.
O "Vai de Roteiro" oferece tours guiados de forma gratuita. Porém, a visita ao interior da Neo Química Arena é paga.
Para participantes do passeio organizado pela SMTUR, o ingresso custa R$ 30. No site oficial do Tour Casa do Povo as entradas inteiras são anunciadas por R$ 80 nos finais de semana e feriados e por R$ 55 nos demais dias. No entanto, a página alerta que podem ser aplicados descontos e realizadas promoções.
A seguir, leia na íntegra a nota enviada pela Secretaria Municipal de Turismo.
"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), informa que o programa Vai de Roteiro foi lançado no final de 2022 e, aos poucos, está ativando novos passeios guiados para que este seja o principal programa de fomento ao turismo na capital. Os lançamentos ocorrem em lotes, respeitando o planejamento estratégico e a distribuição geográfica na cidade, por isso, ainda há muitos roteiros em estudo para serem lançados, inclusive de outros estádios.
A Pasta foi procurada pelos organizadores do Tour Casa do Povo e outras atividades na Arena para uma parceria. Como o objetivo do programa é promover a cidade de São Paulo e sua história, o passeio tem como referência a história do clube, não apenas o estádio. Assim, inicialmente foi adotado o nome mais conhecido para o público. Para o acesso ao estádio, há cobrança de R$ 30, valor já com o desconto concedido pela Arena na parceria com a SMTUR.
O roteiro que será lançado nesta quarta-feira (19) é um piloto, que foi anunciado juntamente com outros quatro passeios guiados gratuitos: Vila Madalena, Baixo Augusta, Bairro do Ipiranga e Triângulo Histórico. Estes se somam aos que já estão em operação, totalizando 15 roteiros guiados.
Após o lançamento, ajustes podem ser feitos, tanto no itinerário quanto na nomenclatura. A equipe da Neoquímica Arena nos contatou depois da divulgação e acordamos que o nome será alterado para Neoquímica Arena - Corinthians, contemplando o nome do estádio e do time" [nota da coluna: a grafia correta é Neo Química].
1128 visitas - Fonte: UOL