O Campeonato Brasileiro de 2023 começa neste sábado (15), com direito a sete jogos. E, se a bola vai rolar, é hora da já tradicional Cotação ESPN - sempre com as cornetas liberadas, claro.
Se você ainda não conhece, tudo bem, a gente explica. O ESPN.com.br reúne todo ano um time de 20 jornalistas da ESPN para projetar a classificação final do certame a partir de suas avaliações de cada clube, já levando em conta poder financeiro, forças de time e elenco, longevidade de trabalho da comissão técnica, organização, desempenho em campo, etc.
Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!
Assim, foi pedido a cada um dos participantes que listasse, já em ordem, sua tabela final da disputa.
Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, 18 para o terceiro e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto. A colocação final de cada equipe na Cotação ESPN é o resultado da soma de pontos de todos os votos. Desta forma, a pontuação máxima possível é de 400 pontos por equipe e a mínima, de 20.
E. diferentemente dos últimos dois anos, quando houve briga acirrada pelo topo (veja como ficou a Cotação ESPN em 2022 e 2021), desta vez um clube surge como favoritaço: o Palmeiras. A equipe de Abel Ferreira, atual campeã da disputa e já dona dos troféus de Supercopa do Brasil e Campeonato Paulista em 2023, foi apontada como a que levará o Brasileiro de 2023 por 14 dos 20 participantes.
Bem depois, em segundo, ficou o Fluminense, de Fernando Diniz e que papou o título do Carioca deste ano após bater o arquirrival Flamengo na decisão - para se ter uma ideia da distância entre os primeiros colocados desta vez, em 2022, o Atlético-MG foi projetado como campeão com apenas um ponto de vantagem para o Palmeiras.
Atual campeão de Copa do Brasil e CONMEBOL Libertadores, o Flamengo, mesmo sem técnico efetivo após a demissão do português Vítor Pereira e em crise, aparece em terceiro na Cotação ESPN.
Fechando o G4, vem o Atlético-MG, de Eduardo Coudet, campeão mineiro desta temporada e que ficou à frente de rivais como Corinthians, Internacional e São Paulo.
Do quarteto que voltou à elite, projeções bem distintas, com o Grêmio sendo o melhor posicionado, e o Cruzeiro, o pior. E lá embaixo, um grande acabou indicado ao rebaixamento.
Com sobras. Foi assim que o Palmeiras acabou em primeiro nesta edição da Cotação ESPN, afinal, são 19 pontos de vantagem para o Fluminense, segundo colocado - veja as pontuações totais abaixo.
Apenas três dos 20 clubes foram apontados como campeão. Além do Palmeiras, com 14 citações, Fluminense e Flamengo tiveram três votos cada um.
Após flertar com a zona da degola em 2022, quando ficou em 15º lugar na Cotação ESPN, agora o Santos, que jamais caiu, acabou projetado apenas como 17º colocado e, logo, como um dos quatro times que serão rebaixados para a Série B em 2023. Será?
O trio que, segundo a projeção ESPN, afundará com o Santos é formado por Coritiba, Cuiabá e Goiás, nessa ordem.
Campeão gaúcho e com a estrela Luis Suárez, o Grêmio está indicado como sétimo colocado ao final do Brasileiro, uma posição à frente de seu arquirrival, o Inter; o Vasco vem em 11º, o Bahia em 15º e o Cruzeiro, em 16º, último posto antes da da zona do rebaixamento.
Participaram da Cotação ESPN os jornalistas Abel Neto, André Plihal, Antônio Strini, Camila Balotin, Daniela Boaventura, Dimas Coppede, Eugênio Leal, Fabio Chiorino, Gian Oddi, Gustavo Zupak, Ivana Negrão, Jean Santos, Leonardo Bertozzi, Marcela Rafael, Mariana Spinelli, Murilo Borges, Pedro Ivo Almeida, Rodrigo Bueno, William Tavares e Yasmin Moura.
Palmeiras - 392 pontos
Fluminense - 373 pontos
Flamengo - 362 pontos
Atlético-MG - 343 pontos
Corinthians - 307 pontos
Athletico-PR - 281 pontos
Grêmio - 275 pontos
Internacional - 271 pontos
Fortaleza - 252 pontos
São Paulo - 217 pontos
Vasco – 190 pontos
América-MG - 188 pontos
Red Bull Bragantino – 160 pontos
Botafogo - 135 pontos
Bahia - 126 pontos
Cruzeiro - 104 pontos
Santos - 91 pontos
Coritiba - 49 pontos
Cuiabá - 44 pontos
Goiás - 40 pontos
1401 visitas - Fonte: ESPN