O gol marcado fora de casa, também conhecido como gol qualificado, não é critério de desempate na Copa do Brasil, conforme previsto no novo regulamento elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol.
Desta maneira, se a soma dos placares dos jogos de ida e volta do torneio termina empatada, a definição do classificado (ou do campeão, no caso da final) sai na disputa de pênaltis.
Quer ver jogos da Copa do Brasil ao vivo? Clique aqui e acesse o Prime Video
A edição de 2022, vencida pelo Flamengo, seguiu o mesmo molde das anteriores:
1ª fase: confronto realizado em jogo único, com mando de campo pertencendo ao time que tem pior colocação no ranking da CBF – nesta fase, o visitante tem a vantagem de jogar pelo empate para avançar à próxima fase.
2ª fase: também realizada em jogo único, mas com os mandos definidos por sorteio realizado pela CBF – o empate, nesta etapa, leva a decisão do time classificado para os pênaltis.
3ª e 4ª fase: os confrontos são decididos em ida e volta, no sistema mata-mata - em caso de placar agregado empate, a decisão também é por meio da disputa de pênaltis.
As oitavas, quartas e semifinais também são disputadas em sistema mata-mata e, assim como nas fases anteriores, o desempate é feito por meio de uma disputa de pênaltis para definir os classificados. O mesmo ocorre para a definição do campeão, no caso da grande final terminar empatada.
Como já é tradição, além da taça e do prêmio em dinheiro, o clube campeão do torneio terá vaga assegurada na Copa Libertadores do ano seguinte, a partir da sua fase de grupos.
1662 visitas - Fonte: Goal