Depois de 25 dias entre a queda nas quartas de final do Campeonato Paulista e a estreia na Libertadores, na última quinta-feira, o Corinthians entrará para a já conhecida maratona de jogos do calendário brasileiro.
O técnico Fernando Lázaro, com três reforços contratados em relação ao elenco do ano passado, defende um "grupo forte" como sua estratégia nas três competições que o time disputará e não um "time principal".
"Na verdade, ainda não vamos definir a situação, mas tenho falado disso constantemente, até por conta da quantidade de jogos, da necessidade. Nós temos um grupo principal, estamos criando um grupo forte. Não é discurso, é a prática. A gente tem a necessidade", iniciou o treinador após o triunfo por 3 a 0 sobre o Liverpool, do Uruguai.
Ele se utilizou de um exemplo prático, a entrada de Maycon ("que deu a resposta") após a perda repentina de Renato Augusto aos 11 minutos do primeiro tempo, lesionado.
"O Maycon precisou entrar aos dez minutos e deu a resposta, o Balbuena retornando ao time e dando uma ótima resposta, outros também, como o Cantillo, jogando e colaborando muito bem, foi importante na segunda etapa. Temos um grupo principal, não um time principal, e vamos construindo dessa forma. A quantidade de jogos na sequência exige isso", complementou.
O Corinthians disputará, como no ano passado, três competições a partir de agora: a Copa Libertadores, na qual conquistou uma importante vitória fora de casa em sua estreia; a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Em 2022, com a chegada às quartas de final do torneio continental e à decisão da competição nacional de mata-mata, foram 72 jogos ao todo, contando também as partidas do Brasileirão e do Paulista.
"Então, a gente vai trabalhar jogo a jogo, com estratégia, analisando o adversário e as características dos nossos atletas, por isso a importância fundamental de um grupo para aguentar todo esse calendário", concluiu Fernando Lázaro.
Agora, o Corinthians vira a chave para a sua estreia na Copa do Brasil, na terceira fase da competição. Na quarta-feira, a equipe enfrentará o Remo, no Mangueirão, no Pará, às 21h30 (de Brasília). Pela Libertadores, o próximo compromisso será no dia 19 de abril, contra o Argentinos Juniors, na Neo Química Arena.
1095 visitas - Fonte: GAZETA ESPORTIVA