Chrystian Barletta foi anunciado como reforço do Corinthians no último mês de março. No entanto, este casamento poderia ter acontecido anos antes, quando o jogador ainda atuava nas categorias de base do Joinville.
Hoje aos 21 anos, Barletta entrou no radar do Timão aos 18, durante a Copa São Paulo de 2020. Na época, o jogador era o principal nome da surpreendente equipe do Joinville, que venceu todos os seus compromissos na fase de grupos e avançou às oitavas de final da competição.
Durante a Copinha, o jovem atacante foi observado de perto pelo departamento de captação da base do Corinthians, que o aprovou e tentou tomar movimentos de negociação no começo do segundo semestre, quando Barletta já era opção no elenco profissional do time catarinense. Pouco antes, porém, ele acertou sua ida para o elenco de aspirantes do Bahia.
A ideia do Corinthians era encorpar o lado direito do ataque, que inicialmente contava com Adson, Gabriel Pereira e Gustavo Mantuan como principais opções. Os dois últimos, no entanto, não tardaram para subir ao time principal alvinegro, então internamente comandado por Dyego Coelho, e abriram lacunas no time de juniores.
Outras alternativas do elenco, Richard Cossoniche e Antony também não conseguiram se firmar como opções constantes no sub-20. O primeiro sofreu com uma sequência de lesões, enquanto o segundo era visto como uma peça de características opostas às de Barletta.
Agora, com o "atalho" de Chrystian Barletta ao profissional do Corinthians, o atacante ainda aguarda para fazer sua estreia pelo time. E isso já pode acontecer na próxima quinta-feira, quando o Timão estreia na Libertadores contra o Liverpool, do Uruguai.
Corinthians, Barletta, Monitorado, Sub-20, Timão