O Corinthians se resguarda para não repetir os recentes tropeços em jogos de estreia na Libertadores nos últimos anos e quer evitar a falsa impressão de que o Grupo E será de caminhada fácil para conseguir passar de fase sem sustos. Veja aqui datas de todos os jogos do Timão na Libertadores.
Em 2020 e em 2022, o Corinthians perdeu na estreia para equipes mais modestas. Em 2020, ainda sob o comando de Tiago Nunes, a equipe foi derrotada por 1 a 0 pelo Guaraní, no Paraguai, em jogo da pré-Libertadores.
O resultado seria determinante para a eliminação que viria na sequência, mesmo com vitória por 2 a 1 em casa. Em 2021, o clube não se classificou. No ano passado, já na fase de grupos, o Corinthians tropeçou para o modesto Always Ready, na Bolívia, por 2 a 0.
– Um grupo complicado, como nós já esperávamos. Que exige concentração, tivemos o exemplo do ano passado, diziam que o mais fraco era o da Bolívia, mas perdemos e classificamos em segundo do grupo. Então, é ter atenção e começar bem fora de casa. O principal objetivo é começar vencendo fora – disse Fábio Santos, à Corinthians TV.
Agora, em 2023, a primeira parada do Timão também é contra um rival menos tradicional, e é justamente aí que pode morar um jogo perigoso para a equipe comandada por Fernando Lázaro: a estreia será no Uruguai, contra o Liverpool, que disputa a fase de grupos pela primeira vez na história.
O Corinthians estreia contra o Liverpool no dia 6 de abril, quinta-feira, às 19h, em Montevidéu, no Uruguai.
azer os seis pontos nos dois jogos contra os uruguaios pode ser determinante para uma eventual classificação às oitavas de final, já que o grupo também é composto pelo Independiente Del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, vencendo o São Paulo na final, e da Recopa Sul-Americana, batendo o Flamengo.
– Não podemos sair do sorteio com a falsa impressão de que é um grupo fácil. É sempre difícil. O que vai nos guiar é o comprometimento e nós mesmos. O clima é bom, profissional e competitivo, que pode traçar um bom caminho de um time vencedor – resumiu o gerente Alessandro Nunes.
Também está no Grupo E o Argentinos Juniors, time de Buenos Aires e formador de Diego Armando Maradona, que foi campeão da Libertadores em apenas uma oportunidade: 1985. O Del Valle ainda não venceu o torneio, mas foi vice-campeão em 2016.
Tropeços, Partida, Timão, Oportunidade, Formador
Está facil ganhar essa libertadores no Maracanã, com invasão da Fiel, troca o técnico e contrata jogador e não jogadores
Simples trocar o técnico e contrata jogador
Grupo fácil. Não conseguiu ganhar to ituano...se não correr muito mas muito mesmo,vai ser outro vexame. Sinto muito.