27/3/2023 10:51

Por que a Libertadores ganha peso extra para o Corinthians em 2023

Com números ruins, Timão tenta mostrar que pode encarar rivais de maior poder econômico em uma das últimas chances de título do atual presidente. ge transmite o sorteio nesta segunda

Por que a Libertadores ganha peso extra para o Corinthians em 2023
O Corinthians conhecerá nesta segunda-feira, às 21h (de Brasília), quem serão seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores. O Timão disputa o torneio pela 17ª vez em busca de deixar para trás o histórico ruim desde que foi campeão, em 2012.

O Timão foi semifinalista em duas oportunidades: 2000, quando caiu diante do arquirrival Palmeiras, e 2012, ano do título contra o Boca. Depois disso, parou nas oitavas em 2013, 2015, 2016 e 2018. Já em 2020, acabou eliminado na fase preliminar pelo Guaraní, do Paraguai.

Em 2022, dez anos após a conquista, o Timão avançou às quartas de final depois de eliminar de forma heroica o Boca, na Bombonera, mas em seguida perdeu os dois jogos para o Flamengo e disse adeus ao sonho do título.

Se os resultados recentes não agradam, o peso do torneio aumenta mais ainda para a diretoria. A Libertadores é uma das últimas oportunidades de o presidente Duilio Monteiro Alves, em seu último ano de mandato, conquistar um título.

Em entrevista coletiva na semana passada, Duilio minimizou o fato de ainda não ter sido campeão. A conquista de uma taça, principalmente a Libertadores, pode ser determinante para que o grupo político se mantenha no poder no próximo mandato.

– Muitos aqui colocam: "vai ser o único presidente que não ganhou título em mais de 30 anos". Não tem problema. Prefiro ser lembrado daqui uns dez anos como o cara que foi o responsável e colocou o Corinthians com compliance, governança, com salários em dia desde o início da gestão. Assim nós vamos seguir até o fim – disse Duilio.

Dá para encarar?
O desafio do Corinthians neste ano é justamente mostrar que pode brigar de igual para igual com times de trabalho mais consolidado no futebol brasileiro e sul-americano, como Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e River Plate.

Ao contrário do que foi feito no ano passado, desta vez a tendência é de que o Corinthians comece o torneio sem grandes reforços. Até o momento, foram contratados apenas o lateral-esquerdo Matheus Bidu e os atacantes Romero e Chrystian Barletta.

A aposta será em reforços de temporadas anteriores, como Renato Augusto, Róger Guedes e Yuri Alberto, além dos pilares Cássio, Fagner e Gil.

– Para o meio do ano, tem a chance de trazer mais reforços, pensando no futuro. A ideia é não vender, manter a base, para ter um time entrosado. Lógico que dá para melhorar em tudo. Estou satisfeito com o passo que já demos. Não é o melhor do Brasil e do mundo, acho que vocês são rígidos, se olhar no papel não acho que perca para dois ou três times. Depende. Se o time encaixa, tudo muda de um dia para o outro. Temos grandes jogadores, mas depende do desempenho. Para melhorar sempre dá. Não quero ser irresponsável – disse Duilio.


O Timão tem chance de enfrentar já na fase de grupos times como River Plate, Boca Juniors e também Atlético-MG. A estreia será fora de casa, de acordo com o regulamento do torneio, com o Timão enfrentando o rival que sortear do pote 4.


VEJA TAMBÉM
- ESCALADOS! O Corinthians está pronto para o primeiro jogo do ano; Confira
- DÍVIDA CONFIRMADA! Corinthians atrasa pagamento de premiação da Libertadores para equipe feminina
- FOCO NA TAÇA! Romero quer conquistar título para o Corinthians após seis anos de jejum









1473 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qui - 19:30 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade