Os ex-companheiros de time, Yuri Alberto e Rodrygo, reeditarão uma antiga dupla da época de Santos na Seleção Brasileira. O atacante do Corinthians foi convocado neste último fim de semana para defender o Brasil no amistoso contra Marrocos, marcado para o próximo sábado, em Tânger, às 19h (de Brasília).
Ambos os atletas foram formados nas categorias de base do Peixe e subiram juntos ao profissional, em 2017, sob o comando do ex-jogador e, à época, técnico, Elano. Eles atuavam juntos desde 2014, passando pelas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.
Rodrygo foi o primeiro a estrear pela equipe de cima. O Menino da Vila entrou no último minuto da vitória santista sobre o Atlético-MG, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Brasileirão daquele ano. Já Yuri teve sua primeira chance no triunfo sobre o Bahia, também no estádio alvinegro.
De lá para cá, os dois seguiram caminhos bem distintos. Rodrygo explodiu no Santos e logo foi negociado com o Real Madrid, em 2018, por 45 milhões de euros (R$ 197 milhões, na ocasião). Ao todo, o jogador anotou dez gols e cinco assistências em 49 jogos pelo clube.
Do outro lado, Yuri demorou a emplacar pelo Peixe. O centroavante, muito jovem naquela época, não obteve o mesmo sucesso do companheiro e acabou virando alvo de críticas da torcida santista. Ele deixou o time com apenas um tento marcado e um passe para gol, em 16 partidas.
Com contrato próximo do fim no Santos, o atacante optou por seguir novos rumos transferiu-se ao Internacional. Lá, começou a ganhar terreno em cenário nacional e foi vendido ao Zenit, da Rússia. Pouco depois, em 2022, acertou sua vinda ao time de Parque São Jorge.
Recentemente, em vídeo divulgado pelo Corinthians nas redes sociais, Yuri afirmou que gostaria de jogar ao lado de Rodrygo novamente. Amigos próximos, eles voltarão a defender as mesmas cores depois de quase quatro anos.
Yuri Alberto foi chamado por Ramon Menezes devido ao desfalque de Richarlison, que se contundiu no Tottenham. Além dele, Bremer foi convocado para a vaga de Marquinhos, do Paris Saint-Germain, também lesionado. Este será o primeiro jogo da Seleção após a queda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar, para a Croácia.