Prestes a iniciar mais uma temporada do futsal, o Corinthians é um clube referência na modalidade. Além de ser o atual campeão da LNF (Liga Nacional de Futsal) e do Campeonato Paulista, o Timão também se destaca na formação de grandes atletas de base, que se consolidam não só na equipe principal do futsal, mas também na equipe profissional de Futebol.
Alguns números mostram que o Alvinegro, nos últimos anos, é o maior vencedor de títulos e também o maior formador de atletas.
Ganhar: nenhum clube ganhou mais títulos do que o Corinthians nas competições que participou. São 93 conquistas, entre 2012 e 2022.
Formar: nenhum clube forma mais atletas para o futsal e/ou para o futebol do que o Corinthians. Só em 2022, foram 49 atletas formados pelo Corinthians que jogaram a LNF, e 18 das 22 equipes da LNF tinham ao menos um atleta formado pela base do Timão.
Na equipe profissional do futsal do Corinthians, o clube sempre buscou mesclar seu elenco com atletas experientes e atletas jovens formados no clube. Inclusive, em anos de importantes conquistas, como por exemplo no primeiro título da LNF, em 2016, sete dos 18 atletas tinham passagem pela base. No ano do bicampeonato da LNF, foram 12 dos 21 atletas.
Para 2023, a filosofia segue a mesma: 50% do elenco (9 dos 18 atletas) tem passagem pela base do Timão.
Pelo mundo, importantes equipes contam com atletas que foram formados na base do Corinthians:
- Espanha: Matheus (Barcelona), Marcel (El Pozo);
- Portugal: Rocha e Arthur (Benfica);
- Rússia: Alex e João;
- Itália: Guilhermão;
- Japão: Gabriel Penezio.
No futebol, diversos atletas passaram pelo futsal base do Corinthians nos últimos anos. No profissional do clube: Matheus Donelli, Fagner, Roni, Maycon, Gustavo Mantuan, Biro, Pedrinho, Wesley, entre outros. Pelo mundo: Marquinhos (PSG/FRA e Seleção); Gabriel Martinelli (Arsenal/ING e Seleção); Malcom (Zenit/RUS e Seleção).
A temporada de 2023 se inicia na próxima quinta-feira (23/3), e o Timão estreia em casa, pela Liga Nacional de Futsal, enfrentando a equipe do Campo Mourão, às 20h. Com o elenco levando a marca de ganhar e formar como metodologia de trabalho.
Corinthians, Futsal, Projeto, Mundo, Timão