Estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito. Palavras que assustam o torcedor do Corinthians e que o fazem temer não poder contar com Renato Augusto em possíveis próximos jogos decisivos do Paulistão - neste domingo, ele já não pega o Ituano, às 16h, pelas quartas de final.
Curiosamente, o diagnóstico da lesão de Renato Augusto é exatamente o mesmo do caso sofrido pelo atacante peruano Paolo Guerrero antes do Mundial de Clubes de 2012. Na ocasião, ele se machucou na última rodada do Brasileirão, contra o São Paulo, e embarcou para o Japão tratando até no avião.
Entre o jogo da lesão e a estreia do Timão no Mundial, foram dez dias de tratamento intenso no Brasil, em Dubai (onde a delegação fez uma parada) e no Japão. O camisa 9 conseguiu jogar os dois jogos e foi o autor dos gols das vitórias contra Al Ahly (semifinal) e Chelsea (final).
Guerrero, porém, tinha 28 anos e um histórico de lesões bem menor que o de Renato. Segundo uma fonte ouvida pelo ge, lesões deste tipo costumam exigir um mínimo de 20 dias de tratamento. O prazo até uma eventual semifinal seria de 15 dias (se o jogo for dia 19). É possível, mas também difícil.
O Corinthians pede calma à torcida. Renato, aos 35 anos, tem feito tratamento diário desde o dia seguinte à lesão, sofrida na vitória por 3 a 1 sobre o Santo André. Chefe do departamento médico, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti tem se entregado de forma quase integral para eliminar as dores do jogador, visto como peça fundamental no Timão.
A palavra mais repetida internamente é "cautela". Assim, o Corinthians segue dia após dia na missão de recuperar Renato Augusto. Vale lembrar que, por conta da data Fifa, as finais do Paulistão serão disputadas apenas nos dias 2 e 9 de abril. Caso se classifique, o Timão já deverá contar com Renato.
O problema do camisa 8 aconteceu depois de uma disputa de bola com o lateral Igor Fernandes, do Santo André, na última rodada da fase de grupos. Minutos depois deste lance, que não foi apontado como falta pela arbitragem, o camisa 8 evitou disputar um lance e pediu para sair.
Fernando Lázaro ainda não deu dicas de quem será o titular, mas Paulinho é o favorito para a vaga.
Paulistão, Lesão, Quartas, Vaga, Dicas