Relembre um dos maiores momentos da história do clube e descubra o que significa a sigla do Corinthians
Sumário
2012, o ano mágico do Corinthians
O escudo e sigla do Corinthians
Você se lembra do que aconteceu no dia 1° de setembro de 2010? Talvez um torcedor comum de futebol não lembre o acontecimento dessa data, mas aqueles que são chamados de bando de loucos sabem que este foi comemorado 100 anos do nascimento do escudo e sigla do Corinthians.
A verdade é que a torcida corinthiana tem história pra contar durante horas e horas de debate. Porém, a memória que deve trazer mais alegria para os Gaviões da Fiel é o ano de 2012, o ano em que o clube fez história ao levantar seu escudo e sua sigla ao redor do mundo.
Veja a seguir a história de um dos momentos mais incríveis da trajetória corinthiana no futebol internacional.
2012, o ano mágico do Corinthians
Segundo o calendário Maia, o ano de 2012 seria o último de nossa existência. Essa “previsão” que circulou o mundo durante o ano fez com que a indústria se aproveitasse disso, criando filmes, séries e documentários sobre.
Esse tipo de conteúdo fez com que as pessoas pensassem que qualquer coisa fora do comum, seria o fim do mundo.
Por conta disso, era comum escutar muitas piadinhas sobre isso na época, por exemplo
“se o Corinthians for campeão da Libertadores, vai ser o fim do mundo”. Eles nem imaginavam o que estava por vir.
A temporada de 2012 para o Timão foi, talvez, a maior de toda a sua história. Isso porque o clube alcançou o único troféu que estava faltando em sua galeria e, de bônus, acabou com uma das piadinhas que os rivais faziam contra o clube.
O ano começou de maneira bem atípica: uma queda nas quartas de final do campeonato paulista para a Ponte Preta. Parecia ser já uma indicação de como seria o resto da temporada para o alvinegro paulista.
O campeonato brasileiro também não começou empolgando o torcedor, o Timão só foi alcançar a sua primeira vitória apenas na sexta rodada da liga, felizmente, contra o Palmeiras.
Apesar do desempenho ruim nos campeonatos nacionais, a Libertadores parecia ser um refúgio para o time do povo. se classificou em primeiro no grupo com 4 vitórias e 2 empates, chegando invicto para a fase de mata-mata.
Daí em diante, o foco do Corinthians se tornou conquistar o último troféu que faltava em sua lista.
Com uma campanha sólida que contou com vitória contra, da época, atual campeão, o time de São Jorge conquistou a primeira Libertadores de sua história.
O que torna esta conquista ainda mais impressionante é que esta foi a primeira vez na história que um clube vence a Libertadores de forma invicta, o Corinthians não perdeu um jogo no torneio!
E aí veio o mundial, todos sabiam que seria uma missão difícil parar o Chelsea, que também tinha conquistado seu primeiro troféu continental. O detalhe é que o clube inglês desmereceu o Coringão, o que veio depois disso… A história.
Com uma das maiores atuações de Cássio e o único gol do jogo marcado por Paolo Guerrero, o time paulista desbancou o clube europeu e se sagrou bicampeão mundial, espalhando suas fotos, escudos e siglas do Corinthians ao redor do mundo.
O escudo e sigla do Corinthians
No mesmo dia em que o time do povo conquistou o mundo, jornais esportivos de todos os continentes estampavam a mesma foto na primeira capa: o escudo e sigla do Corinthians.
O escudo do clube é composto por remos, uma âncora e um “volante” de embarcação, que é chamado de timão. Esse também é um dos motivos para o apelido “timão” ser ligado ao clube.
A sigla do Corinthians é “SCCP”, que deve ser lido desta forma: Sport Club Corinthians Paulista. A escrita diferente se dá por conta de sua origem inglesa, isso só torna ainda mais pelo um clube que conquistou tudo e mais um pouco em sua história.
Clube, Origem, Sigla, Time, Mundo
Show