No último clássico da fase de grupos do Campeonato Paulista, Santos e Corinthians se enfrentam neste domingo (26), a partir das 16 horas (de Brasília), na Vila Belmiro, pela penúltima rodada. A partida tem transmissão ao vivo da Record TV.
Invicto há três jogos - sendo dois pelo Paulistão e um pela Copa do Brasil -, o Peixe aparece na terceira colocação do Grupo A, com 13 pontos, um a menos que Botafogo e RB Bragantino, que dividem a liderança e neste momento estariam classificados.
Por outro lado, o Corinthians já está com a primeira colocação do Grupo C assegurada. Faltando duas rodadas para o fim da fase, o Timão tem 18 pontos e não pode mais ser alcançado por Ituano (9), São Bento (9) e Ferroviária (8).
Neste Paulistão, os rivais têm aproveitamentos diferentes em clássicos. Enquanto o Corinthians está invicto, com um empate (Palmeiras) e uma vitória (São Paulo), o Santos tem duas derrotas.
Ao longo da história, Corinthians e Santos se enfrentaram 347 vezes e a vantage é do Timão, com 136 vitórias contra 111 do Peixe, além de 100 empates.
Como vem o Santos
Livre de qualquer risco de rebaixamento e embalado pela classificação à segunda fase da Copa do Brasil com a vitória sobre o Ceilândia-DF, por 1 a 0, na última quinta-feira (23), o Santos agora vai em busca da vaga à segunda fase.
Para o clássico, Odair Hellmann deve repetir a escalação que iniciou o jogo no Distrito Federal. Isso porque o treinador não tem nenhum novo desfalque por suspensão ou contusão. Essa será a primeira vez que ele consegue repetir a formação.
"Temos uma decisão. É mudar o momento, continuar sendo maduro e equilibrado", disse Odair Hellmann depois do jogo válido pela Copa do Brasil.
Corinthians tem força máxima
Apesar de já ter garantido a primeira colocação da chave, o Corinthians vai com força máxima para o clássico, pois quer fazer melhorar a pontuação para terminar na melhor possível na classificação geral.
Assim, Fernando Lázaro vai repetir a escalação pelo terceiro jogo seguido. O time do Corinthians será o mesmo que iniciou contra Palmeiras e Mirassol, com Roni e Giuliano formando a dupla de volantes.
"Estamos classificados, mas vamos continuar nos impondo. É um jogo muito importante, mais um clássico, e o grupo está muito preparado. Tivemos uma pausa para nos recuperarmos da sequência de jogos", destacou o atacante Yuri Alberto, que não marca gol há seis rodadas.
FICHA TÉCNICA
Santos x Corinthians
Local - Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário - domingo (26), às 16 horas (de Brasília)
Árbitra - Edina Alves Batista (SP - Fifa)
Auxiliares - Neuza Inês Back (SP - Fifa) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo - Adriano de Assis Miranda (SP)
SANTOS - João Paulo, João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan; Dodi, Rodrigo Fernández e Lucas Lima; Ângelo, Marcos Leonardo e Mendoza. Técnico: Odair Hellmann.
CORINTHIANS - Cássio, Fagner, Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Roni, Giuliano, Renato Augusto e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.
Timão, Clássico, Opostos, Paulistão, Quartas