O Corinthians depende muito de Renato Augusto para ter um bom desempenho coletivo. Prova disso é a participação do meia em oito dos 14 gols (divididos em seis partidas) do Timão no ano.
Renato não esteve em campo nas derrotas para Red Bull Bragantino (1 a 0), na estreia, e São Bernardo (2 a 0), fora de casa, e entrou apenas no segundo tempo do fraco empate sem gols com a Inter de Limeira, em casa.
Nos outros sete jogos, o Timão só não marcou com Renato em campo contra a Portuguesa (0 a 0). Ou seja, em todos os jogos que balançou as redes, o Corinthians contou com a ajuda do camisa 8.
Cérebro do time, Renato Augusto marcou seu primeiro gol na rodada passada, em partida contra o Mirassol, quando também tocou para Róger Guedes tabelar com Yuri Alberto antes de marcar, participando da jogada que terminou em gol.
Renato Augusto, ao todo, teve participação em 57% dos gols do Corinthians em 2023.
Mais do que o gol marcado, o meia tem três participações diretas em gol, com assistências em jogos contra Guarani, Botafogo-SP e Palmeiras. Além disso, tem outras quatro pré-assistências, dando o passe anterior à assistência para o gol.
Foi assim contra o Água Santa, quando inverteu bola para Fagner, que cruzou para Yuri Alberto marcar. Também foi assim em clássico contra o São Paulo, quando novamente achou Fagner, que cruzou na área para Adson marcar. Além do lance já citado com Guedes em duelo contra o Mirassol. No Dérbi, cobrou escanteio curto para Giuliano cruzar para Gil marcar. Os dados são do Espião Estatístico.
Aos 35 anos, Renato Augusto tem contrato com o Timão até dezembro deste ano. Bem fisicamente depois de uma longa pré-temporada, é jogador crucial para o funcionamento da equipe do meio para frente e titular absoluto de Fernando Lázaro.
Mais do que isso, é um conselheiro do treinador dentro de campo: não são poucas as trocas de ideia entre os dois durante os jogos, na beira do campo, quando o meia tem a possibilidade de passar ao técnico suas impressões de dentro do campo.
Neste domingo, às 16h, o Corinthians encara o Santos, na Vila Belmiro, no clássico da rodada. O jogo é válido pela penúltima rodada da fase de grupos do Paulistão.
Rodada, Meia, Gols, Timão, Redes