O Corinthians viverá um dia inédito em sua história neste domingo: entrará pela primeira vez em campo pelo Campeonato Paulista em Brasília, para enfrentar a Portuguesa, às 16h, no Estádio Mané Garrincha.
Será apenas a segunda vez a jogar o estadual longe do estado de São Paulo. A primeira e até hoje única foi em 2021, em tour pelo Rio de Janeiro.
Uma viagem marcada pelo avanço da Covid-19 no Brasil, depois de a doença ter chegado ao país em março do ano anterior. Em São Paulo, o então governador João Doria proibiu a prática esportiva.
Uma viagem às pressas marcou aquele mês de março do Corinthians, sob o comando do então técnico Vagner Mancini. Depois de dias de indefinição, a Federação Paulista de Futebol mandou o jogo contra o Mirassol, pela quinta rodada do estadual, para Volta Redonda (RJ).
Na ocasião, o Timão venceu por 1 a 0, com gol de Gustavo Mosquito. Parte da comissão técnica do Corinthians acabou sendo avisada sobre a viagem pouco antes da hora de entrar no ônibus e rumar ao território carioca.
Para chegar ao Rio de Janeiro, até bloqueio na estrada o Corinthians teve que encarar. A Polícia havia sido avisada sobre a necessidade de o Timão seguir viagem para poder entrar em campo e liberou a estrada a tempo. Tudo foi difícil naquela logística.
Inclusive, achar hotel. Na ocasião, o Timão acabou hospedado em uma espécie de hotel fazenda, com casinhas individuais e uma rotina um pouco diferente do que os jogadores estão acostumados ao longo da temporada de jogos.
A maratona seria ainda maior por terras cariocas, já que a CBF também entrou em acordo para realizar jogos da Copa do Brasil no Rio de Janeiro. Assim, o Timão enfrentou o Retrô-PE, pela segunda fase do torneio, em Saquarema, a mais de 200km de Volta Redonda. O Timão se classificou nos pênaltis.
Contra a Portuguesa, neste domingo, não há mais restrições por Covid, mas sim o interesse do time rubro-verde em lucrar com a partida. A diretoria da Lusa vendeu o mando de campo do duelo por R$ 1 milhão e, por isso, não jogará no Canindé.
Torneio, Redonda, Jogará, Vendeu, Duelo