Ninguém avisou o garoto Matheus Araújo que ele era oficialmente um atleta profissional do Corinthians, a promoção simplesmente aconteceu. Titular na disputa da última Copa São Paulo, o meio-campista tem treinado com o elenco corintiano desde que o clube alvinegro foi eliminado na competição de base e fez a sua estreia com o elenco principal no último domingo (5), quando entrou no segundo tempo da vitória corintiana por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP.
Aos 20 anos, o atleta disputou a Copinha por conta de uma brecha no regulamento que permitia que os jogadores nascidos em 2002 e vão completar 21 anos em 2023 atuassem, já que em 2021 o torneio não aconteceu por conta da pandemia de Covid-19. Agora, ele não pode mais jogar pelo sub-20 e ‘sem querer, querendo’ foi promovido ao elenco profissional do Timão.
Além do meio-campista, o zagueiro Murillo e os atacantes Arthur Souza e Wesley têm treinado com regularidade no ‘time de cima’. Eles também têm sido relacionados e ficado no banco de reservas em alguns jogos do Paulistão. No entanto, somente Murillo e Matheus estouraram o período de formação.
- Para mim, esse processo acabou. Eu já atingi os 20 anos, então não posso atuar no sub-20. Em relação aos meninos, eu não sei, mas eu estou treinando, me preparando e aguardando essa oportunidade - disse Aráujo na zona mista após o triunfo sobre o Pantera.
Integrado ao elenco profissional, o desafio que Matheus Araújo tem a partir de agora é mostrar o seu valor e ganhar espaço. Para isso, ele conta com a ajuda dos atletas mais velhos para ganhar experiência.
- A cada dia que passa eu tento me preparar o máximo possível, estar à disposição do Fernando (Lázaro), tento estar melhorando a cada dia, estar evoluindo, ganhando maturidade, experiência com os outros jogadores. Tento estar me preparando e estar preparado na hora que o Fernando precisar - destacou a prata da casa.
Matheus entrou em campo faltando seis minutos para a partida acabar, no lugar de Ángel Romero. Esta foi a terceira partida que o atleta fez como profissional. Antes, ele havia atuado durante nove minutos em um jogo contra o Santos, pela Copa do Brasil do ano passado, e 12 contra em uma partida contra o Novorizontino pelo Paulistão de 2021.
Araújo tem contrato com o Corinthians até o fim de 2024. O jogador tem multa rescisória que gira em torno de 50 milhões de euros (R$ 278,1 mi, na cotação atual). No ano passado, o Timão recebeu uma proposta de 3,5 milhões de euros (R$ 17,9 mi, na cotação do momento) do Sporting, de Portugal, pelo jogador, mas recusou.