O Corinthians venceu o São Paulo neste domingo, por 2 a 1, em duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista de 2023. No Morumbi, Adson foi o autor dos dois gols do Timão. Assim, o Timão conquistou a primeira vitória fora de casa no Estadual.
Nos minutos iniciais da partida, até parecia que o Corinthians sairia atrás no placar. No entanto, Cássio foi o responsável por segurar o avanço são-paulino, que conseguiu abrir espaços e finalizar à meta corintiana.
O Timão encontrou algumas dificuldades para ser ofensivo e mal chegava ao ataque dos mandantes pelo menos até os 17 minutos, quando o cenário se modificou. A equipe de Lázaro foi eficaz e inaugurou o marcador em sua primeira finalização.
Renato Augusto encontrou espaço para pensar jogo e iniciou a jogada do primeiro gol alvinegro. O camisa 8 trabalhou com Du Queiroz e lançou Fagner, pela direta. O lateral tocou para trás e encontrou Adson, na área, livre para concluir ao gol de Rafael. 1 a 0 Corinthians.
Róger Guedes, jogando pela esquerda, também foi um escape para o Corinthians, quando ainda não conseguia ocupar o meio-campo. O camisa 10 ganhou alguns duelos individuais e foi com ele que saiu o segundo gol. Guedes recebeu boa bola de Yuri Alberto, venceu a marcação, foi até o fundo e cruzou na área, encontrando Adson novamente, que concluiu a jogada para ampliar.
No início do segundo tempo, o cenário do início do jogo se repetiu, com o Timão mais recuado no campo de defesa, dando a bola no pé do São Paulo. Assim, o Alvinegro sofreu um susto com uma bola no travessão de Méndez. E o que até então não tinha se destacado no clássico, apareceu: a falha defensiva. Luciano recebeu no meio da defesa corintiana e mandou no canto de Cássio.
Com a saída de Yuri Alberto, o Corinthians teve menos chances ainda de incomodar em contra-ataque. Nos minutos finais, o Timão apenas segurou o resultado. Sem o camisa 9 alvinegro, o Tricolor não teve a preocupação na frente, o que dificultou ainda mais a saída da equipe de Lázaro para o ataque.
Mais tranquilidade
A importante vitória no clássico e a primeira fora de casa em 2023 dará mais tranquilidade para a sequência de trabalha de Lázaro, que tem apenas cinco jogos como técnico efetivo do Timão. Como pontuado por alguns jogadores como Cássio e Du Queiroz, o resultado dá "moral" ao time.
"Eu já venho falando que estamos construindo a história do nosso grupo. É importante ganhar um clássico, dá confiança para os atletas, mas a história agora vai dizer o que esse grupo vai construir. O importante era a vitória no clássico por uma consolidação de ideias e por uma busca de crescimento", falou Fernando Lázaro após o jogo.
A equipe de Fernando Lázaro assume a liderança com grupo C, com 10 pontos conquistados. O Timão agora retorna a campo apenas no próximo, quando enfrenta o Botafogo-SP, na Neo Química Arena, pela sexta rodada do Paulistão.