16/1/2023 08:08

Corinthians sente falta de peças e não se encaixa em novo esquema

Repleto de desfalques, Timão joga mal diante do Bragantino; conclusões após estreia no Paulistão são precipitadas e equipe vai crescer com volta de jogadores, evolução física e mais entrosamento

Corinthians sente falta de peças e não se encaixa em novo esquema
Fazia dois meses que a Fiel Torcida não via o Corinthians. O reencontro, porém, fez com que a saudade desse lugar à decepção. O Timão fez partida muito ruim na estreia no Campeonato Paulista, e a derrota por 1 a 0 para o Bragantino, fora de casa, saiu até barata pelo que se viu em campo.

Superior desde o início, o time de Bragança só não construiu um placar mais elástico porque pecou nas finalizações e, mais uma vez, Cássio teve atuação inspirada e fez alguns milagres.

Estreando como técnico efetivo, Fernando Lázaro levou a campo o novo esquema tático idealizado por ele para a temporada: 4-4-2, com um losango no meio de campo e sem pontas no ataque.

O desenho tem por finalidade acomodar o que o Corinthians tem de melhor, sobretudo Róger Guedes e Yuri Alberto próximos na frente, de modo que o camisa 10 não precise ficar tão aberto pelo lado esquerdo - o que gerou reclamações por parte do atacante em 2022.

Porém, os desfalques, o desentrosamento e a falta de ritmo de jogo pesaram, e o Timão não conseguiu se adequar à nova estratégia.

Sem poder contar com Renato Augusto, Lázaro optou por três meio-campistas mais defensivos: Fausto Vera centralizado, Maycon mais à esquerda e Du Queiroz pela direita. Giuliano ficava à frente, inclusive quando a equipe não tinha a bola - era Róger Guedes quem recuava e fechava o corredor esquerdo.

Na frente, Júnior Moraes voltou a atuar após cinco meses (e teve atuação apagadíssima).O Corinthians não conseguiu reter a bola e teve enormes dificuldades para se aproximar da área do Bragantino. A transição da defesa para o ataque foi feita de forma lenta e houve muitos erros de passe (70 no total).

A primeira finalização da equipe foi acontecer somente aos 40 minutos, em chute de Róger Guedes sem tanto perigo.

Para piorar, o Timão também se defendeu mal. O Bragantino conseguiu chegar diversas vezes pelos lados, principalmente pelo direito, onde Artur teve liberdade para trabalhar. As duas melhores chances do time casa no primeiro tempo vieram em jogadas aéreas: aos 33, Alerrandro cabeceou firme, e Cássio salvou; já aos 36, Sorriso subiu às costas de Fagner e mandou no travessão.

Após o intervalo, o Corinthians teve uma leve melhora e conseguiu chutar mais a gol. Três das finalizações vieram dos pés de Du Queiroz, que isolou as duas primeiras e mandou a última nas mãos de Cleiton.

Apesar de ajustes, como Róger Guedes mudando de posição para ter menos obrigações defensivas, a equipe seguiu dando espaço entre as linhas de meio e ataque. Os erros técnicos também prosseguiram.

Após algumas chances desperdiçadas, o Bragantino conseguiu o gol com o melhor jogador em campo: Artur. Cantillo foi desarmado, ficou pedindo falta, e Hurtado teve liberdade para cruzar. Balbuena foi mal para a bola, não conseguiu fazer o corte, e o camisa 7 precisou apenas empurrar para rede.

Estatísticas de Bragantino 1 x 0 Corinthians
Posse de bola: 55% x 45
Finalizações: 17 x 8
Passes certos: 309 x 230
Passes incompletos: 51 x 70
Dribles: 7 x 4
Desarmes: 15 x 14
Faltas cometidas: 20 x 13
Escanteios: 4 x 1
A carência de opções ficou evidente. Mesmo com o time sem reação, Fernando Lázaro fez apenas três das cinco substituições permitidas. Uma mudança foi por lesão (Cantillo entrou no lugar de Fausto Vera) e as outras duas foram as entradas de Roni e do jovem Wesley, de 17 anos.

Isso significa que o elenco do Corinthians é ruim? Talvez seja insuficiente para as 38 rodadas do Brasileirão ou para lutar em mais de uma frente no segundo semestre, mas o grupo não é tão carente quanto pode parecer.

Além de Yuri Alberto e Renato Augusto, o Timão não contou nesse domingo com Paulinho, Romero, Adson, Matheus Bidu, além de jovens jogadores que estão na seleção sub-20. Com eles, é sim possível sonhar com o título estadual.

Tirar qualquer conclusão depois da primeira partida no ano é precipitado. Com entrosamento e melhor condicionamento físico, a equipe vai crescer ao longo da temporada.

Frustrado, o corintiano pode lembrar que Palmeiras e São Paulo também tropeçaram na estreia e que o Santos, embora tenha vencido, foi dominado em boa parte do jogo contra o Mirassol, na Vila Belmiro.

2023 só está começando e pode reservar bons momentos ao Corinthians desde que haja paciência para Fernando Lázaro trabalhar.


VEJA TAMBÉM
- TIME DEFINIDO? Confira a provável escalação do Corinthians para a estreia na temporada
- Corinthians prepara estratégias para estreia no Paulista com treino tático eficiente
- INACREDITÁVEL! Rivais solicitam a exclusão do Corinthians em campeonato de base









1350 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Kleber Vellenev     

Dá onde foram tirar esse velho grosso do Júnior Moraes, os três Patetas esqueceram de inscrever o Romero e o Bidú no campeonato, esses três vão levar o clube para o saco!

Paulo Moreira     

Ahhh e pra quem disse q o cantillo falhou. N vi. Foi falta nele antes do gol. O Klaus deu um monte de falta assim no meio campo. E cade o var q n chamou? Entra ano sai ano e arbitragem horrorosa continua.

Paulo Moreira     

Fagner n apoia mais n sei pq. Balbuena ta meio sonado. Fabio santos ainda n esquentou. Vera ontem tava perdido em campo. Maycon amarrado. Giuliano correu muito e só. Du queiroz foi o melhorzinho mas erra muito chute. Guedes tava tiricado ontem mas ainda tentou mas tem q ajudar na marcacao viu. E jr mores? Afff parecia o luan em campo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qui - 19:30 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade