O Corinthians teve, ao todo, quatro atletas convocados pela seleção brasileira para o Sul-Americano Sub-20. Trata-se de um recorde para o clube.
Foram chamados os atacantes Pedro (2006, que faz 17 anos em fevereiro) e Giovane (2003, de 19 anos), o meia Guilherme Biro (2004, de 18 anos) e o zagueiro Robert Renan (2003, de 19 anos), que depois do torneio seguirá para o Zenit, da Rússia.
Todos eles vão se juntar ao elenco da seleção para um período de preparação a partir desta quinta-feira, dia 5. A competição será disputada na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro.
Cancelado em 2021 por conta da pandemia, o Sul-Americano da categoria teve sua última edição em 2019, no Chile. O único representante do Corinthians no time de Carlos Amadeu foi o lateral-esquerdo Carlos Augusto, que hoje atua pelo Monza, da Itália. Ele teve bom espaço no time profissional.
Antes, em 2017, o Timão chegou a ter três convocados pelo técnico Rogério Micale: Guilherme Arana (lateral-esquerdo), Léo Santos (zagueiro) e o atacante Léo Jabá. Havia ainda um quarto, o volante Maycon, que foi chamado quando estava emprestado para a Ponte Preta.
Até quarta-feira, apenas Robert Renan estava na lista do torneio. Como vários clubes vetaram a liberação de atletas, como Palmeiras, Santos e Flamengo, nove atletas tiveram de ser substituídos pelo técnico Ramon Menezes.
O Timão vê a convocação como uma valorização pensando em venda futura.
Abaixo, relembre outras convocações do Corinthians para o torneio:
2015 - Malcom (atacante) - técnico Alexandre Gallo
2013 - Matheus Vidotto (goleiro) e Antônios Carlos (zagueiro) - técnico Émerson Ávila
2011 - nenhum atleta do Corinthians- técnico: Ney Franco
2009 - Dentinho (atacante) - técnico: Rogério Lourenço
2007- Fagner (lateral-direito) e Willian (meia)
2005- nenhum atleta do Corinthians - técnico: Renê Weber