A pré-temporada do Corinthians começa para valer nesta terça-feira, quando os jogadores se reapresentam, desta vez em definitivo, no CT Joaquim Grava após a folga de Ano Novo. A estreia na temporada acontece em 12 dias, contra o Red Bull Bragantino, fora de casa.
O elenco ainda receberá reforços ao longo de 2023, mas isso dificilmente acontecerá antes das primeiras rodadas do Paulistão. Por enquanto, apenas o atacante Romero e o lateral-esquerdo Matheus Bidu chegaram para 2023. Até abril, o Timão terá apenas o estadual – por isso, não tem pressa para incorporar novos atletas.
A tendência é que mais jogadores cheguem para a disputa da Libertadores, considerada o principal torneio do Corinthians no ano. A diretoria quer contratar nomes de peso que caibam no orçamento e que cheguem para o time titular. Portanto, é preciso vasculhar bastante o mercado.
Para efeito de comparação, o centroavante Yuri Alberto foi anunciado apenas em 29 de junho de 2022 e pegou a segunda metade da temporada. O centroavante, inclusive, é considerado o principal "reforço" para 2023. Sua permanência em definitivo está perto de ser anunciada após empréstimo.
O volante Maycon, cujo contrato de empréstimo com o Sharkhtar Donestk será renovado, também entra como um "reforço" para 2023 na concepção da diretoria alvinegra.
Por outro lado, saídas ainda devem acontecer. Muitos nomes já foram negociados, como Mateus Vital, Ramiro, Lucas Piton, Raul Gustavo, Du Queiroz, Robert Renan, entre outros. Mas alguns jogadores que ainda estão no elenco não fazem parte dos planos do técnico Fernando Lázaro.
É o caso, por exemplo, do meia Luan, que voltou de empréstimo do Santos e não ficará para 2023. Matheus Jesus, Reginaldo, Everaldo, Janderson e Matheus Davó, que esteve perto do Cruzeiro, são outros que não ficarão no grupo.