Técnico do Corinthians para a temporada 2023, o ex-auxiliar Fernando Lázaro seria o analista de desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo. Dias antes da estreia contra a Sérvia, durante preparação em Turim, o profissional teve que se despedir da delegação já que havia aceitado convite para treinar o Timão. Antes de voltar ao Brasil, ele pediu conselhos a Tite, técnico mais vitorioso da história alvinegra.
“No término do campeonato, eu fui para uma reunião para passar um fechamento, uma ideia geral e entender o que eles precisavam, porque eu já tinha ido assistir alguns jogos de outras seleções, já na iminência de começar a Copa. Viajei até lá para conversar e com clareza a situação. Tive uma conversa longa com o Tite e o Juninho (Paulista, coordenador da seleção), eles me agradeceram, disseram que era inviável uma participação mesmo por um curto pedaço e falaram que era uma oportunidade única”, disse Lázaro, em entrevista à Corinthians TV.
“Copa do Mundo é um ponto ímpar na carreira de futebol, mas eu concordava com isso, pedi conselhos ao Tite, me senti tranquilo de estar com essas pessoas frente a frente deixar tudo bem esclarecido. Depois fiquei à distância torcendo e participando, mas já estava voltado pra cá. Tinha muita coisa pra ser ajustada”, encerrou.
Como interino, Lázaro somou duas passagens pelo Timão. Na primeira, após a demissão de Vagner Mancini, ele obteve duas vitórias em dois jogos. Após a saída de Sylvinho no início da temporada 2022, ele comandou a equipe em cinco oportunidades, com quatro vitórias e um empate.
A estreia de Fernando Lázaro como treinador efetivo do Corinthians será no próximo dia 15 de janeiro, contra o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em duelo da primeira rodada do Paulistão.