A quarta colocação no Campeonato Brasileiro de 2022 rendeu ao Corinthians uma vaga direta na Copa Libertadores de 2023. Assim, o Timão voltará a disputar duas edições seguidas da competição continental após sete anos, já que também participou na atual temporada.
Na história, o clube alvinegro alcançou o feito quatro vezes no total. A primeira foi em 1999 e 2000 e, depois, em 2010 e 2011, quando alongou a presença até 2013 e, dessa forma, aumentou o recorde para quatro anos consecutivos.
Já a terceira e última vez que o Corinthians se classificou para duas edições sucessivas da Libertadores aconteceu em 2015 e 2016. Nas ocasiões, o Timão caiu ambas as vezes nas oitavas de final, para Guaraní-PAR e Nacional-URU, respectivamente.
Em 2022, o Corinthians conseguiu ultrapassar a barreira da primeira fase do mata-mata. No entanto, foi eliminado para o Flamengo, que se consagraria campeão do torneio.
Por fim, em 2023, a equipe treinada por Fernando Lázaro, se encontra no pote 2 do sorteio da fase de grupos, que acontece no dia 22 de março. Na atual edição da competição continental, o Timão busca o segundo título de sua história. Além disso, o clube irá para a sua 17ª participação na Libertadores.
Antes disso, portanto, o Corinthians se prepara para a disputa do Campeonato Paulista. O elenco alvinegro volta para os treinamentos após o recesso de fim de ano no dia 3 de janeiro. A estreia na temporada, por sua vez, será no dia 15, contra o Bragantino, fora de casa.