Um ano de quase títulos, onde os detalhes impediram o Corinthians de conseguir levantar algum troféu em 2022. O planejamento do time nessa temporada no que diz a equipe formada foi bem feito mas na hora em que as competições afunilaram um plantel mais preparado poderia ter obtido um resultado final melhor.
Paulistão
No estadual começou balanço o comando técnico do time, pois após um empate com a ferroviária e uma derrota para o Santos dentro da Neo Química Arena Sylvinho, o então técnico foi tirado do cargo, mantendo Fernando Lázaro como interino até a chegada de Vítor Pereira. Após a chegada do técnico português o time desenvolveu melhor e chegou a semifinal do campeonato estadual, sendo batido pelo São Paulo pelo placar de 2 a 1.
Brasileirão e Libertadores
No campeonato de pontos corridos do Brasil, um dos mais difíceis do mundo, onde os últimos campões têm mostrado que a necessidade de elencos grandes e de alto nível são necessários, ficou evidente mais uma vez com o passeio do Palmeiras no campeonato. O Corinthians fez um campeonato seguro, conseguindo uma vaga na Libertadores da América.
Falando em Libertadores, nesse campeonato começou uma das grandes sinas do Timão na temporada, o Flamengo. Antes de enfrentar o conterrâneo de país, o Corinthians se classificou em 2º do seu grupo, atrás apenas do grande Boca Juniors, que veio a ser o adversário do time paulista já nas oitavas. Em dois jogos sem gols no tempo normal, o Timão classificou para a fase seguinte nos pênaltis, indo enfrentar o Flamengo.
As quartas de final foram dois jogos complicados para o Corinthians, onde o time até lutou bravamente, mas viu um time melhor e com mais peças ganhar os dois jogos e impedir o alvinegro paulista de marcar no dois confrontos.
Copa do Brasil
No campeonato mata-mata, e o mais lucrativo do país, talvez fosse a oportunidade mais clara que o Corinthians tivesse para conquistar um título nessa temporada e até chegou a final, mas mais uma vez, eliminando pelo caminho times como o Santos e o Fluminense, mas mais uma vez surgia o Flamengo, como uma pedra no sapato para impedir, nesse caso o título.
Em duas partidas um pouco diferente do confronto da Libertadores, o time comando por Vitor Pereira conseguiu parar o Flamengo no primeiro jogo e levando para os pênaltis no segundo. Em um 6 a 5 emocionante, nas penalidades, o título ficou com o rubro-negro carioca.
O tamanho do Corinthians faz com que anos sem títulos sejam vistos com olhos maus olhos por grande parte, entretanto levando em conta a situação econômica do clube, dá para aceitar essa temporada como muito positiva e que foi uma boa base para o ano de 2023.
Corinthians, Retrospectiva, Copa do Brasil, Paulistão
Olha seja honesto e diga a verdade o Corinthians perdeu a copa do Brasil no primeiro jogo para os juízes safados pai mandados desta organização safada chamada CBF