Na negociação com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, para prorrogar o empréstimo de Maycon por mais um ano, o Corinthians garantiu a preferência da compra do jogador. Porém, assim como já havia sido no último contrato, não foi pré-fixado um valor para aquisição dele.
Assim, se o Corinthians quiser ficar com Maycon em definitivo após 2023 terá de negociar com o Shakhtar.
Caso os ucranianos recebam alguma proposta pelo jogador ao longo do período de empréstimo, o Timão precisará ser informado e terá a prioridade para cobri-la.
Maycon tem contrato com o Shakhtar até o fim de 2025.
A permanência do meio-campista no Corinthians em 2023 já está alinhada, restando a troca e assinatura de contratos. Para ficar com o jogador de 25 anos por mais uma temporada, o Corinthians vai pagar 500 mil euros, cerca de R$ 2,8 milhões na cotação atual.
O empréstimo atual de Maycon ao Corinthians acaba no próximo sábado. Inicialmente, o Shakhtar não tinha interesse em liberá-lo por mais um ano. Porém, o jogador não deseja voltar ao clube ucraniano, que também enfrenta dificuldades financeiras para arcar com os salários dele e descarta o retorno neste momento. Assim, uma nova liberação temporária entrou em pauta.
Maycon está integrado ao elenco alvinegro na pré-temporada e deve estar em campo na estreia em 2023, dia 15 de janeiro, contra o Bragantino, fora de casa, pelo Paulistão.
Formado na base do Corinthians, Maycon foi vendido ao Shakhtar em 2018 e retornou nesse ano por conta da guerra na Ucrânia.
A temporada do meio-campista foi prejudicada por duas lesões, uma muscular na coxa e outra fratura no pé. No total, ele tem 133 jogos e 10 gols pelo Timão.