No dia 3 de janeiro o Corinthians faz seu primeiro jogo pela Copinha na luta pelo 11º título da competição. Mas além d a conquista, a competição será importante para que a comissão técnica possa avaliar quais nomes poderão integrar o elenco profissional em 2023.
Um dos mais comentados é Thomas Augustin. Destaque da base, o volante argentino de 18 anos é destaque na base do Timão. Inclusive são grandes as chances da comissão técnica promover o jogador ao fim do torneio.
Ele participou do jogo-treino contra a equipe profissional, além de realizar alguns treinos no elenco principal. Thomas falou sobre esses fatos e sobre a estreia na Copa São Paulo de Juniores.
“Estamos com a expectativa muito boa para a Copinha. Tivemos amistoso com a equipe profissional, conseguimos fazer nosso jogo bem. Além disso, treinei alguns dias com eles e aprendi muita coisa que com certeza colocarei em prática aqui”, conta.
Renovação e aposta para o futuro
Promovido ao sub-20 em janeiro de 2022, Thomas Agustín é um jogador com muito potencial no Corinthians. Seja pensando no retorno técnico como financeiro.
Polivalente, ele pode atuar em sua posição de origem, como volante, mas também jogar em outros setores da defesa, como lateral-direita e na zaga.
Buscando tanto valorizar o jogador como pensando no futuro, o Corinthians renovou seu contrato em setembro desse ano, com novo vínculo válido até julho de 2025.
Nessa temporada ele fez quatro jogos, sendo um na Copinha e três no Brasileirão sub-20.
Disputa no time principal do Corinthians
Ao que tudo indica, Thomas Agustín deverá seguir o caminho de outros jogadores da base recentemente. Nos dois últimos anos a aposta em jovens atletas vem sendo frequente e são grandes as chances de que esse processo se repita em 2023.
No caso do volante argentino, ele poderia suprir uma posição considerada carente no elenco principal. Isso porque a princípio o Corinthians tem Fausto Vera e Roni como jogadores confirmados nesse setor para a próxima temporada.
Paulinho, recuperado de lesão, deverá atuar mais avançado. Maycon, apesar do interesse do clube, segue com seu futuro indefinido. Ele pode deixar o clube na virada do ano, assim que terminar seu contrato de empréstimo.
Outra dúvida no elenco é o volante Cantillo. Isso porque ele pode ser negociado na próxima janela de transferências. Internamente os dirigentes não descartam um empréstimo do jogador em 2023.
Por fim, existe a situação envolvendo Du Queiroz. Conforme noticiado recentemente, ele pode ser envolvido na negociação para a permanência de Yuri Alberto no clube, sendo transferido em definitivo para o Zenit.
So que é importante lembrar que hoje o Corinthians já conta com seis jogadores estrangeiros em seu elenco (Rafael Ramos, Bruni Méndez, Balbuena, Cantillo, Fausto Vera e Romero). E o regulamento da CBF permite apenas cinco atletas de fora do país entre os relacionados para um jogo em competições organizadas pela entidade.
Dessa forma, a comissão técnica teria que cortar pelo menos dois dos jogadores citados acima para poder relacionar Thomas Agustín.
Mas vale frisar que essa restrição não se aplica a competições internacionais. Ou seja, todos os “gringos” do Corinthians podem estar relacionados para um duelo da Libertadores, por exemplo.
Corinthians, Base, Estrangeiro, Thomas Agustín, Volante
Não mandaram esse bosta do Roni embora ainda?
concerteza esse vai da certo Argentino joga com muita rasa e vai arrebenta no Corinthians