Quatro dias antes de a Argentina ser campeã da Copa do Mundo 2022, o presidente do Corinthians concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do CT Joaquim Grava e tratou de reforçar a confiança no trabalho de Fernando Lázaro citando a trajetória do técnico Lionel Scaloni.
A carreira do treinador argentino hoje campeão do mundo aumenta a convicção da diretoria do Timão em dar uma chance para Lázaro depois de um vasto trabalho como analista de desempenho e auxiliar técnico no clube paulista e também na seleção brasileira.
Em coletiva de imprensa, Duilio afirmou:
“É motivo de orgulho acreditar no Fernando e dar essa chance a ele. A Argentina foi à final da Copa do Mundo com um ex-auxiliar no comando. Fernando assume o Corinthians pela capacidade que tem e pelo que já fez quando foi interino. Tem totais condições de fazer um grande trabalho.”
Em praticamente todas as respostas que deu sobre a escolha por Lázaro, Duilio fez questão de reforçar que alguém precisaria dar uma chance para que o talento do profissional pudesse ser mostrado. Foi exatamente desta forma que aconteceu com Lionel Scaloni. Para a Argentina, deu muito certo.
Assim como Lázaro, Scaloni assumiu o cargo de treinador com muita desconfiança, mas ganhou apoio da federação nacional, os resultados começaram a aparecer e ele foi permanecendo.
Ainda em coletiva de imprensa, Duilio ressaltou outras características de Lázaro:
“Muito se falou em Fernando ser o cara “de casa”, amigo, que o elenco faria com ele o que quisesse. O Fernando tem mais de 20 anos de Corinthians. Fez toda a parte de análise de desempenho, foi crescendo dentro do clube e de sua profissão. Trabalhou aqui como auxiliar de grandes técnicos. Construiu sua carreira com estudo e conhecimento. Está aqui porque acreditamos nele. Não é aposta. E falei isso para os atletas: todos tivemos uma chance para chegar onde chegamos. Alguém acreditou em nós e nós acreditamos nele.”
Corinthians, Técnico, Argentina, Duilio, 2023