Os clubes de futebol, atualmente, utilizam de uma série de mecanismos para obter vantagens legais contra adversários. Uma área dentro do Corinthians é voltada para a análise de desempenho da equipe, coletiva e individualmente, além dos outros times.
Antes com Fernando Lázaro à frente, o Centro de Inteligência de Futebol (Cifut) tem como coordenador o profissional Raony Thadeu, que admitiu que, neste começo de pré-temporada, está participando mais das atividades no gramado.
"Estamos iniciado um trabalho e, realmente, estamos participando mais em campo. O Fernando conhece bem o setor, ele era o coordenador, e sabe da importância da gente estar por perto, conhecendo as ideias dele e da comissão, no geral, para otimizar tempo na entrega de materiais, seja no coletivo ou no individual de alguns atletas. É importante nossa presença no campo para isso, além de ajudar no dia a dia dos treinamentos", disse ele em entrevista à Corinthians TV.
A equipe é formada por seis pessoas: três responsáveis pela análise de desempenho do adversário, dois para o mercado da bola (monitorando os mercados-alvo ou os pedidos da diretoria) e o próprio Thadeu, que fica na análise dos corintianos.
"Nós temos um grupo muito inteligente de atletas, que não só buscam as informações, mas nos agregam muita coisa. A gente escuta bastante, é uma relação muito boa - comissão e atleta. Temos um grupo muito inteligente, com vivência em vários mercados, muitos já participaram de Copa do Mundo também, agregam bastante. É um grupo que gosta de informação e procuram demais, é bem legal esse trato do dia a dia e durante a temporada", opinou.
Por fim, ele também falou sobre o quanto as partes estão aproveitando a pré-temporada - o elenco se reapresentou na última semana e vem treinando desde então, às vezes em dois períodos.
"Na pré-temporada, isso se acentua mais, porque não tem jogo e a gente se volta mais para aproveitar esse tempo para incentivar alguns movimentos, mostrar outros que podem ser feitos, junto com as ideias da comissão. Separamos materiais no dia a dia, às vezes apresentamos de forma individual ou setorial. Está bem legal esse início, foi uma semana bem proveitosa dentro de campo e também da nossa parte, nos vídeos, ao trazer essas nuances para os atletas", finalizou.