Tempos adicionais maiores nos acréscimos devem se tornar tendência também no futebol sul-americano, após a medida ser implantada na Copa do Catar. De acordo com o jornalista Marcel Rizzo, do UOL Esporte, nos jogos da Libertadores e Copa Sul-Americana os árbitros serão recomendados a não economizarem nos descontos ao final de cada tempo para recuperar o tempo de bola parada.
Na Copa do Mundo, encerrada na última semana, foi possível ver os homens do apito acrescendo nove, dez minutos ao final de cada etapa, e a medida deve ser tornar referência mundial. O intuito da Fifa e da Ifab (International Board), órgão que regula o futebol, é que os jogos possam ter uma maior minutagem com bola rolando, diminuindo assim a “cera”, que alguns times costumam fazer.
Ainda segundo Rizzo, o comitê de arbitragem da Fifa deu orientações neste cenário para todas as federações filiadas, agora cabe cada uma decidir ou não pela medida, uma vez que não regras fixadas oficialmente nos regulamentos. A entidade sul-americana optará pela novidade na Libertadores e Copa Sul-Americana.
Nesta semana, a Conmebol divulgou qual será o calendário da Libertadores para 2023. A fase preliminar será iniciada na segunda semana de fevereiro, entre os dias 8 e 15. A etapa sequente de playoffs ocorre entre 22 de fevereiro e 1 de março, enquanto a terceira e última fase, antes da etapa de grupos, se dará nos dias 8 e 15 de março.
No dia 22, a entidade realizará o sorteio para definir as oito chaves. Nesta fase, a partir do dia 5 de abril. A grande decisão do torneio está projetada para o dia 11 de novembro, com sede ainda a ser definida.