A montagem do elenco do Corinthians para 2023 inclui uma lista extensa de jogadores que serão dispensados, de forma definitiva ou com empréstimo. Alguns já foram, mas muitos outros ainda sairão para o elenco ser considerado pronto pela diretoria.
O caso mais curioso talvez seja o de Luan. Ele foi emprestado ao Santos, onde teve passagem apagada, retornou ao Timão, mas deve novamente ser negociado. A depender, é claro, de que apareçam interessados em seu futebol.
Seu contrato com o Timão vai até dezembro de 2023 e há o entendimento de que ele já teve chances suficientes para "vingar" como se esperava, mas não correspondeu. Luan integra uma lista grande de jogadores que retornam de empréstimo e não serão aproveitados.
A tendência é que só depois desses cortes no elenco as atenções se voltem para contratações. Até 4 de abril, o Timão disputará apenas o Campeonato Paulista.
O zagueiro Léo Santos, os laterais Reginaldo e Matheus Alexandre, o volante Matheus Jesus e os atacantes Everaldo e Janderson fazem parte da relação de atletas que não serão aproveitados por Fernando Lázaro na temporada de 2023 e devem sair.
O Corinthians, inclusive, nem sequer divulgou quais atletas que se reapresentaram justamente para esperar a definição dos negociáveis.
Do elenco remanescente da temporada passada, o lateral-esquerdo Lucas Piton e o zagueiro Raul Gustavo são dois que podem sair. O defensor central tem uma situação mais próxima de solução, já que tem proposta de empréstimo com opção de compra do Cruzeiro.
Alguns já saíram: Matheus Davó e Mateus Vital foram para a Raposa de forma definitiva. Mandaca foi emprestado ao Juventude, e Ramiro e Xavier não tiveram seus contratos renovados.
Jonathan Cafu teve empréstimo com o Cuiabá renovado por mais uma temporada. Danilo Avelar, Fessin, Matheus Matias e Thiaguinho também não tiveram seus contratos renovados e deixam o clube.