Na última sexta-feira, a Conmebol divulgou o ranking de clubes para 2023 e a lista afeta diretamente o futuro do Corinthians na próxima Libertadores. Isso porque é baseado nela que será feita a divisão dos potes para o sorteio da competição continental. Embora a entidade ainda não tenha divulgado oficialmente quem vai ficar em cada pote, é possível projetar o posicionamento do Timão, que deve ficar no número 2, podendo enfrentar logo de cara um gigante no torneio sul-americano.
De acordo com as posições do ranking, os oito cabeças de chave da Libertadores-2023 seriam: River Plate-ARG, Palmeiras, Flamengo, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, Athletico-PR, Independiente del Valle-EQU e Olimpia-PAR. Esses clubes estão entre a 1ª e a 14ª posições na lista.
O Corinthians melhorou sua colocação em relação ao ranking de 2022, pulando da 29ª posição para a 24ª, muito por conta da participação do clube na Libertadores deste ano. O Timão terminou sua participação apenas nas quartas de final, eliminado para o Flamengo, o campeão da edição.
No entanto, isso não faz com que o clube mude sua condição no sorteio. Assim como na edição 2022, o Corinthians deverá ficar no pote 2 e isso implica em pegar logo de cara um dos gigantes do continente na fase de grupos.
Como não é possível enfrentar outro brasileiro cabeça de chave, sobrariam River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU e Olimpia-PAR, além do Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, e que tem sido "osso duro de roer" nos últimos anos.
Em resumo, não vai conseguir se livrar de uma parada dura para iniciar a sua trajetória na Libertadores. Vale lembrar que já não foi fácil em 2022, quando precisou enfrentar o Boca Juniors na fase de grupos, ganhando em casa e empatando fora. Depois, com os dois classificados, acabaram se cruzando novamente nas oitavas de final, resultado do sorteio feito para o mata-mata.
O Corinthians já retornou das férias e tem se preparado no CT Joaquim Grava para a temporada 2023. O primeiro compromisso oficial será no Paulistão, no final de semana do dia 15 de janeiro, quando enfrenta o Red Bull Bragantino em horário ainda não definido pela Federação Paulista de Futebol. Já a fase de grupos da Libertadores tem previsão de início para o mês de março.
Isso não tem importância,o importante é está lá.