A Conmebol divulgou nesta sexta-feira o ranking de clubes 2023 na América do Sul. O Corinthians saltou cinco posições na tabela em relação a 2022, mas seguiu bem atrás dos principais rivais do continente.
O Timão aparece em 24º lugar. Na atualização anterior em dezembro de 2021, o clube era o 29º. O ranking leva em conta o desempenho histórico de cada clube na Copa Libertadores e Copa Sul-Americana e o retrospecto recente nos últimos 10 anos.
A má colocação vai impedir que o Corinthians seja um dos oito cabeças de chave no sorteio da próxima edição da Copa Libertadores, agendado para março. O clube deve figurar no pote 2 e com chances de encarar logo na fase de grupos fortes adversários como River Plate e Boca Juniors. Não há chances de encarar os brasileiros.
Para se ter uma ideia, na última edição da Libertadores, o Timão mediu forças contra o Boca Juniors, cabeça de chave do Grupo E, e ficou como vice-líder. Nas oitavas de final, o sorteio colocou o time xeneize novamente no caminho. Após dois empates sem gols no tempo normal, o alvinegro levou a melhor na decisão por pênaltis na Bombonera e avançou às quartas de final.
Dono de quatro títulos da Libertadores, o River Plate lidera o ranking de clubes da Conmebol, seguido pelo Palmeiras. O Flamengo, atual campeão da competição, é o terceiro colocado. Mesmo sem ter disputado a última edição, o Grêmio é o quinto.
Veja abaixo o ranking de clubes da Conmebol; Corinthians é o 24º
Corinthians, Conmebol, Ranking, 2022
O que o São Paulo ganhou pra estar em 9° lugar?